Se a opção Habilitar LaTeX estiver ativa (isto é, se a caixa estiver marcada), então as fórmulas matemáticas serão apresentadas em LaTeX, que possui uma tipografia mais elegante. Se por algum motivo as fórmulas não estiverem funcionando com o LaTeX habilitado, então desmarque esta opção para que as fórmulas sejam apresentadas utilizando texto comum.
Como visto acima, uma função cúbica pode ter até 4 coeficientes presentes em sua fórmula geral, porém, uma função do segundo grau tem a fórmula geral y = ax² + bx +c, onde:
Conheça o Blog do Stoodi e fique por dentro do vestibular. Lá você pode acessar videoaulas para se aprofundar na matéria e ainda testar seus conhecimentos com os exercícios resolvidos de equação de 3º grau oferecidos na página. Cadastre-se grátis:
Esse é um método (mais usado como macete) que nos dá fórmulas para relacionar os coeficientes ( “a“, “b“, “c” e “d“) com as possíveis raízes (x1, x2 e x3).
O polinômio p(x) = x³ – 5x² – 52x + 224 tem três raízes inteiras. Se a primeira delas é o dobro da terceira e a soma da primeira com a segunda é 1, então o produto da primeira e a segunda é:
Essa abordagem relaciona os coeficientes da equação cúbica ( “a“, “b“, “c” e “d“) com as respectivas raízes da função (x1, x2 e x3). Equacionando, temos:
Como dissemos no início, existem diferentes tipos de equações (1º e 2° grau). Elas ainda podem ser transformadas em funções matemáticas, dependendo do que pedir a questão!
A equação do 3º grau não é tão divulgada e nem muito cobrada em concursos, vestibulares e Enem. Justamente por isso, pode ser uma questão decisiva na hora da prova. É uma questão a mais que você vai acertar e seu concorrente não.
Saber como achar raiz de função de terceiro grau sem informações adicionais envolve conceitos matemáticos mais elaborados. Porém, grande parte dos vestibulares cobra do estudante raciocínios que envolvam relações matemáticas entre as raízes, como veremos no exemplo ao final.
O coeficiente “m” é chamado de coeficiente angular, sendo o responsável pela inclinação da reta. Se m > 0, a reta tem inclinação positiva, logo m < 0 tem inclinação negativa.
A equação do terceiro grau é aquela que possui sua variável independente (o “x“) elevada ao cubo (expoente 3).
Raiz de um polinômio
A solução da equação (o valor que acharmos para a incógnita) é chamada de Raiz. Ela deve ser um número que, ao substituir a incógnita, comprove a igualdade. Dizemos que assim a sentença será verdadeira.
Dessa forma, cabe ressaltar ao estudante que ficar bom em Matemática não é algo alcançado de maneira rápida, requer a prática de vários exercícios. E quando se trata de equação de 3° grau não é diferente, pois há grande variedade de abordagem dessa matéria, envolvendo inclusive outros conceitos matemáticos.
Ouça em voz altaPausarPara que uma função polinomial seja de grau 3 ou polinomial do 3º grau, a lei de formação da função deve ser f(x) = ax³ + bx² + cx + d, com a e b sendo números reais e a ≠ 0. A função de grau 3 pode se chamar também de função cúbica. Exemplos: f(x) = 2x³ – 3x² + 2x + 1.
Sua fórmula genérica é y = mx + n, onde:
É a equação que possui sua variável independente (geralmente representada pela letra “x“) elevada ao expoente 3, ou seja, é um polinômio com 3 graus.
Muitos estudantes, principalmente os que têm dificuldades com equações de primeiro e de segundo grau, concluem de maneira errada que equação de 3 grau é algo ainda mais complicado. Dessa forma, para trabalhar com um polinômio do terceiro grau sem grandes dificuldades, basta ficar atento às dicas e macetes que iremos apresentar neste post.
Se alguns estudantes já temem as equações de 1° e 2° grau, imagina a de 3°… Mas fique tranquilo! Nossos artigos explicam desde o início, para ajudar os iniciantes. Vamos aprofundando aos poucos e mostrando os exemplos!
Não devemos nos ater apenas aos exemplos acima para determinarmos oque é uma raiz de uma equação. Se uma equação possui solução (ou soluções) então essa (ou essas) é (são) a sua raiz (ou raízes).
É conhecida igualmente por função quadrática ou polinômio de segundo grau.
Congelar colunas e linhas
Para isso selecione todas as células que você quer deixar disponível e clique com o direito, então vá em "Formatar Células". Na caixinha que abrir vá na guia "Proteção" e desmarque a opção "Bloqueadas", ficando conforme abaixo, depois dê um ok.
Qual tecla (ou combinações de tecla) permite selecionar apenas as células que o usuário clicar? Certo: se você pressionar a tecla CTRL, observará que ficarão selecionadas apenas as células que você clicar.
Veja abaixo as etapas para proteger sua planilha.
É fácil bloquear a imagem em uma célula com a função integrada Mover e dimensionar com células no Excel. 1. Após inserir uma imagem, clique com o botão direito e selecione Tamanho e propriedades no menu do botão direito.
Para inserir uma imagem em uma célula no Excel, basta seguir as etapas abaixo:
Para redimensionar uma imagem, na guia Formatar de Ferramentas de Imagem, no grupo Tamanho, insira as novas medidas nas caixas Altura e Largura. Para redimensionar uma forma ou outro objeto, na guia Formatar de Ferramentas de Desenho, no grupo Tamanho, insira as medidas nas caixas Altura e Largura.
Clique na imagem do e clique na guia Formatar Imagem. Clique em estilos rápidose, em seguida, clique no estilo desejado.
Cole a imagem aonde você desejar e depois, para redimensionar a imagem, mantenha apertada a tecla ALT do seu micro e altere a imagem pela borda. O Excel se encarrega de alterar o tamanho da imagem de acordo do a(s) célula(s) que você utilizar (vertical e horizontal).