As moedas de cobre, bronze e latão não devem ser limpas com água, uma vez que podem sofrer com oxidação e ferrugem. A dica é fazer a limpeza a seco usando uma escova própria para limpar latão. Lembrando que nesse caso, a limpeza deve ser apenas para remover sujeiras superficiais.
Utilize limão e sal marinho Corte um limão ao meio e cubra-o de sal. Esfregue o objeto com o limão, e enxágue com água morna. Por último, seque a peça com um pano macio.
Passos
Molhe um pano macio em água quente com sabão ou detergente neutro e limpe a peça para remover manchas e sujeiras. Se a peça tiver relevos ou gravuras difíceis de limpar com o pano, pode-se usar uma escova macia para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados.
Basta passar limão com sal por todo o tacho, por dentro e por fora, e enxaguar. Só isso já dará para perceber o brilho voltando ao cobre. Se preferir, pode dar um acabamento usando uma esponja de aço (do lado verde) com sal por todo o tacho, enxaguar e enxugar com pano seco. Só o contato da mão já oxida o cobre.
Para esculturas de bronze mais antigas, primeiro jogue água morna para retirar o excesso de sujeira. Depois aplique uma pasta feita de suco de limão e duas colheres de bicarbonato. Use luvas para passar a mistura por toda a peça e deixe agir por trinta minutos. Depois retire com água morna e limpe com um pano seco.
É só fazer um belo polimento usando uma pasta composta por 50% de bicarbonato de sódio e 50% de água. Esfregue a pastinha fazendo movimentos suaves e circulares para evitar arranhões. Por fim, enxágue com água pura e seque com um pano macio de microfibra. Se for preciso, repita o processo.
Tipos de lixas Em quais materiais devem ser usadas?
Lixe a chapa. Para um polimento rápido, use em toda a área uma lixa de grão 400. Feito isso, repita o processo com uma lixa de grão 800. Para um polimento minucioso, comece com uma lixa de grão 120, e daí passe para grão 240, 320, 400 e, por fim, 600.
Lixe o alumínio usando uma lixa 320.
Como dar brilho a uma peça de alumínio fundido
Para eliminar arranhões leves em peças de alumínio pintado, o ideal é o uso de cera de polir automotiva. Os arranhões mais profundos pedem massa de polir automotiva nº2; no entanto, após a sua aplicação, a pintura perderá um pouco de brilho, que poderá ser melhorado com o uso posterior de cera do tipo Grand Prix.
Como remover riscos do metal
Como tirar arranhões metálicos de azulejos de porcelana
O saponáceo cremoso (CIF) é um ótimo aliado na limpeza de peças de cerâmica. Com o produto, você consegue remover riscos e manchas simples do revestimento. Aplique com um pouco de água e, utilizando uma flanela ou esponja macia, realize movimentos circulares. Finalize com água e seque a superfície com um pano.
Solução: Realizar uma limpeza com o Super Limpador , que por conter pó para polimento irá remover as manchas. Depois para restabelecer o brilho e o esmalte, aplique uma demão de Cera Especial. A Cera Especial possui efeito de duração por 2 anos.