Onde o virabrequim entra nessa história? Ele está ligado aos pistões, que acionados pelo comando de válvulas, abrem e fecham. Vale ressaltar que os pistões se movimentam para cima e para baixo, enquanto o virabrequim converte essas forças para um movimento circular, que faz com que o veículo ande para frente.
Árvore de manivela, girabrequim, árvore de cambota etc, são alguns dos vários nomes do popular virabrequim, originário do francês virebrequim. É um componente que faz os êmbolos trabalharem alternadamente dentro do motor.
Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
Vimos que os automóveis geralmente tem seu motor denominado pelo número de válvulas, portanto, um carro com 4 cilindros e 2 válvulas= 8V, 4 cilindros e 4 válvulas = 16V. Agora outro com 6 cilindros e 4 válvulas= 24V, e assim por diante.
Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor. Ou seja, gasta menos combustível do que o de 16 válvulas. Já o motor 16 válvulas é mais indicado pra quem pega a estradam com frequência.
Para começar, esses números indicam a quantidade de válvuas no cabeçote do motor. Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas.
se a maior parte do tempo vc for usar na cidade, vai de 8V, mais torque em baixa, se for estrada, vai de 16V, maior economia em velocidades mais altas.