(Hipertrofia prostática benigna) O diagnóstico baseia-se primariamente no exame digital retal e nos sintomas; cistoscopia, ultrassonografia transretal, estudo urodinâmico ou outros exames de imagem também podem ser necessários.
Uma necessidade urgente de urinar (urgência), que pode ser sentida quase como um esforço constante e doloroso (tenesmo), pode ser provocada por uma irritação da bexiga. Perda incontrolada de urina (incontinência) pode ocorrer se uma pessoa não urinar imediatamente.
A obstrução do trato urinário é um bloqueio que inibe o fluxo da urina através de seu trajeto normal (o trato urinário), incluindo os rins, ureteres, bexiga e uretra. O bloqueio pode ser completo ou parcial. O bloqueio pode levar à lesão ao fígado, cálculos renais e infecção.
É o termo médico utilizado para caracterizar os pacientes que apresentam problemas de esvaziamento da bexiga, ou seja, que possuem dificuldade para urinar. A dificuldade para urinar é mais comuns em homens, embora possa ocorrer em mulheres.
Na obstrução urinária infravesical, a obstrução localiza-se na bexiga ou na uretra, comprometendo o fluxo da urina nos dois lados das vias urinárias superiores.
A retenção urinária é um problema comum a homens e mulheres, sendo caracterizada pela dificuldade de esvaziar completamente e bexiga. Na maioria dos casos que envolve o sexo masculino, a retenção pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.