→ Transmissão de micoses As micoses podem ser transmitidas de diferentes formas. De uma maneira geral, a transmissão das doenças fúngicas ocorre quando uma pessoa entra em contato direto com alguém que esteja com micose ou quando uma pessoa tem contato com objetos contaminados por fungos que causam essas doenças.
As micoses superficiais dividem-se em dermatofíticas e não dermatofíticas, conforme o microrganismo pertença ou não aos chamados fungos dermatófitos.
Ela é causada pelo fungo Malassezia furfur, um habitante natural da pele. O calor e a oleosidade provocam sua multiplicação e fazem surgir manchas nas costas, no pescoço ou no rosto que variam do branco ao castanho. Diferentemente da maioria das versões da doença, essa não causa coceira.
Blastomicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis; ocasionalmente, o fungo tem disseminação hematogênica, provocando doença extrapulmonar. Os sintomas são de pneumonia ou da disseminação para vários órgãos, em geral, a pele.
A paracoccidioidomicose (PCM), é uma doença endêmica do continente sul americano, causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis. No Brasil, que concentra 80% dos casos reportados mundialmente, é popularmente conhecida como paracoco ou doença do capim.
A transmissão da blastomicose acontece através da inalação dos esporos do fungo que encontram-se dispersos no ar que, ao entrarem nas vias respiratórias, refugiam-se nos pulmões, onde crescem e provocam inflamação.
É de difícil diagnóstico, pois pode ser confundida com outras doenças como a tuberculose e a pneumonia, e muitos pacientes têm dificuldades para iniciar o tratamento, o que favorece o desenvolvimento do fungo, que causa vários danos à saúde do paciente e pode levá-lo à morte.
A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. A doença é restrita à América Latina. É a principal micose sistêmica no Brasil, com maior frequência nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. A doença é adquirida através da inalação de propágulos do fungo.
Doença causada por um fungo dimórfico, o Blastomyces dermatitidis, cuja forma infectante é a leveduriforme. O indivíduo, ao inalar os propágulos, terá infecção inicial no pulmão que pode se distribuir via sanguínea para ossos e pele, preferencialmente.
As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. ... Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos.