Que importante característica dos ácidos nucleicos, no DNA e RNA, permite esses fenômenos? Que componente estrutural fornece essa característica? (A) Muitas proteínas que interagem com o DNA no núcleo das células, como as histonas, têm como característica a presença de aminoácidos com carga negativa na sua estrutura.
DNA de uma célula humana apresenta um comprimento de quase dois metros. Para facilitar a organização do DNA dentro do núcleo celular, o mesmo é dividido em elementos chamados cromossomos. Por outro lado, quando as células se dividem, o DNA nos cromossomos se condensa em níveis maiores.
Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.
→ Estrutura do RNA O RNA é uma macromolécula chamada de polinucleotídeo, uma vez que é formado por vários nucleotídeos unidos por ligação fosfodiéster.
O RNA transportador (RNAt) é uma molécula sintetizada a partir do processo de transcrição do DNA em segmentos localizados em regiões específicas dos cromossomos. ... Esta molécula é responsável por conduzir os aminoácidos para a formação das cadeias polipeptídicas constituintes das proteínas.
Assim como o DNA, o RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico. Essa molécula é essencial na síntese de proteínas, já que ela funciona como uma intermediadora capaz de expressar as informações presentes no DNA. A molécula de RNA é formada a partir da molécula de DNA em um processo chamado de transcrição.
O RNA diferencia-se do DNA por possuir uma ribose em sua cadeia. Em relação às bases nitrogenadas, tanto o RNA quanto o DNA possuem adenina (A), citosina (C) e guanina (G). Eles diferem-se pelo fato de que no RNA encontramos, além das bases já descritas, uracila (U), e no DNA, encontramos timina (T).
Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina. Desta forma, os nucleotídeos que originam os ácidos nucleicos são diferentes, podendo assim se constituir como um elemento para sua caracterização.