28
58,6934 u
8,9 g/cm3
Em geral, o níquel não é encontrado isoladamente na natureza. Costuma estar combinado com arsênico, antimônio ou enxofre. Quando aparece combinado com enxofre, é conhecido como sulfeto de níquel. Também é encontrado combinado com ferro, em meteoros.
Metal
Axel Fredrik Cronstedt
Características Técnicas do Níquel É um metal de transição de coloração branco prateado, condutor de eletricidade e calor, dúctel e maleável porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo caráter feromagnético.
28
Ni
Preço do Níquel O preço consensual do níquel a longo prazo, de acordo com dados da CIBC é de US$ 16.
30
35
Como o átomo X não é um íon, logo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, 14. Exemplo 2: Determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon X+3, sabendo que seu número de massa e número atômico são, respectivamente, 51 e 23.
Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
Quando o átomo é neutro ele tem o número de elétrons igual ao número de prótons. Assim, o Au tem 79 elétrons (quando neutro). A massa atômica é igual a soma do número de prótons mais nêutrons. N° de nêutrons= nêutrons.
Um átomo de cálcio (20Ca40) eletricamente neutro possui 20 prótons, 20 elétrons e 20 nêutrons (n = A – Z = 40 – 20 = 20). A carga elétrica desse átomo é +20 – 20 = 0. Ao perder 2 elétrons de sua camada de valência ele transforma-se em um cátion cálcio (Ca2+), passando a possuir 20 prótons, 18 elétrons e 20 nêutrons.
40
Resposta. A=Z+N A=20+20 A=40 Onde A é a massa, Z o número de prótons (número atômico) e N o número de nêutrons. Levando em conta que os elétrons possuem massa quase inexistente, para o cálculo da massa desconsideramos os mesmos.