Que tal começar a pedir paletes por aí, juntar os amigos e começar a sua construção? Pode ser para um desabrigado como também pode ser para construir a sua casinha de campo. Nós revestiríamos a nossa com barro e vocês?
Seja para cultivar flores e outras plantas (como montar uma horta), para usar como cadeiras, mesas e demais estruturas, não faltam ideias que garantem projetos incríveis. Você pode colocar toda a sua criatividade em prática e seguir muitas referências. Vamos lhe mostrar algumas impressionantes, fique ligado nas dicas e em todos os detalhes!
Camas de solteiro são as mais fáceis de serem feitas, pois com apenas dois ou três pallets um ao lado do outro, você já cria uma cama, bastando apenas colocar o colchão sobre os pallets.
- Durabilidade e resistência: Como já explicamos acima, o pallet é produzido para aguentar grandes pesos. Por isso, é um material que torna o banco muito resistente e durável.
Quanto aos pallets, é importante escolher os adequados. Prefira aqueles em bom estado, sem tábuas soltas ou danificadas. Se possível, dê preferência aos pallets de madeira maciça, pois eles são mais resistentes e duráveis.
Você só precisa definir como ficará seu projeto, em quais estruturas investir e, a partir daí, escolher quantos paletts são ideais. Reforme o estrado e comece seu trabalho para montar um jardim com paletes lindíssimo!
Geralmente, muitos não são aproveitados pelos locais, por isso você pode consegui-los sem gastar nada. Escolha aqueles que estão mais conservados, secos e fáceis de personalizar. A partir daí, basta caprichar na reparação e colocar em prática seus projetos. Para montar um jardim de paletes, você pode seguir uma série de ideias fascinantes.
Antes de começar, você precisa definir o tamanho que deseja que seu banco tenha. Um palete costuma medir 1,2 m x 1,2 m e você precisa definir qual a quantidade de paletes ideais para criar seu próprio banco.
Os pallets são amplamente utilizados para soluções DIY e faça você mesmo. Trata-se de um material barato, prático e simples de manipular. Um dos objetos que podem ser feitos com o material é a cama de pallet: além de ser uma solução econômica e ecológica, sua característica visual é peculiar e remete ao estilo rústico de decoração, mas se adapta a outros ambientes com estilos diferentes.
Agora que o seu armário está montado, é hora de dar aquele toque especial. Você pode deixá-lo com a cor natural da madeira, apenas aplicando um verniz para proteger. Mas se quiser deixá-lo mais colorido e cheio de personalidade, pode pintar as tábuas com tintas acrílicas ou até mesmo usar adesivos decorativos.
Antes de começar a montar o armário, é importante preparar os pallets. Comece limpando-os bem, retirando qualquer sujeira ou resíduo que possa estar neles. Em seguida, lixe todas as superfícies para deixá-las lisas e sem farpas.
Decorar a parte externa da casa ou apartamento nem sempre é uma tarefa fácil. Por ser uma área que sofre com as intempéries do tempo, pegando sol, chuva, frio e calor, os mobiliários utilizados precisam ser resistentes e preparados para aguentar essas variações no clima.
Escolheu um tom que ficava lindo na sua mente, mas não gostou do resultado quando pintou a parede? A resposta está na luz daquele ambiente. "Hoje conseguimos resolver essa questão com um bom projeto em 3D, mas sempre recomendo o teste de 3 nuances em todas as paredes que receberão cor por conta da incidência de luz no local. A luz muda tudo", alerta Lima.
Se o pallet tradicional não te agrada, customize para dar mais vida à estrutura. Use muitas cores e detalhes e deixe adequado para a decoração, seja com tons neutros ou mais quentes. Antes de pintar, você precisa lixar todas as partes para que fique impecável. Algumas pessoas preferem passar verniz para aumentar a durabilidade e atenuar os efeitos de sol e chuva.
Na mesma linha, é sempre bom manter em mente a ideia de que tons mais vibrantes estão geralmente associados a ambientes mais estimulantes (sendo uma boa opção para espaços como o escritório) enquanto tons pastel tornam um ambiente mais calmo e relaxante (uma boa pedida para um quarto, por exemplo). Mas é claro que isso depende da personalidade e da função que tal cômodo desempenhará para cada morador!
Você deve estar se perguntando: “Mas o que é um pallet?” Calma, vou te explicar! Um pallet nada mais é do que uma estrutura de madeira utilizada para transportar cargas. Sabe aqueles paletes que você vê nos supermercados ou em lojas de construção? É exatamente esse tipo de material que vamos utilizar para fazer nosso armário.
O pallet é tão flexível que dá para utilizá-lo no formato tradicional ou desmontá-lo para produzir muitas estruturas diferentes. E não precisa ser um marceneiro ou um especialista para isso. Seguindo ideias artesanais e tutoriais DIY (do it yourself – faça você mesmo) é possível usar ferramentas básicas como pregos, martelos e furadeira e realizar uma série de trabalhos interessantes.