A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
A base do crânio é dividida em três fossas, anterior, média e posterior. O limite da fossa anterior é feito pela pequena asa do esfenóide (porção medial) e, lateralmente, pelo osso frontal. O limite entre as fossas média e posterior é dado pela borda saliente do rochedo, uma parte do osso temporal.
Articulações do Crânio
Existem duas cavidades no total, separadas por um septo nasal. Cada cavidade contém três estruturas parecidas com conchas, que são adequadamente nomeadas conchas nasais, e drenam as aberturas nasais (meatos) e os vários seios paranasais localizados na sua cabeça e pescoço.
Ao contrário de articulações de membros móveis do corpo, como os cotovelos e joelhos, as junções ósseas do crânio são imóveis. É por isso que ele tem a resistência necessária para proteger o cérebro. Já a mandíbula, que é móvel, faz parte do viscerocrânio.
A camada externa é o periósteo, uma membrana bem fina que recobre o osso. Logo abaixo, encontra-se a parte mais dura e resistente, constituída de osso compacto.
encéfalo
O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.
O cálculo é simples: uma cabeça humana pesa 5 quilos, em média. Esse peso é amplificado caso o crânio seja inclinado para baixo, já que o movimento aumenta a força da gravidade, dependendo do grau de inclinação. Com o pescoço inclinado a 60º, o impacto na coluna do usuário chega a 27 kg.
Um pedaço de osso humano do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar até 9 toneladas de carga.
Por causa do peso da cabeça, de 6 kg na média para adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.
É o conjunto de elementos que constitui a estrutura do corpo humano. Pesa entre 3 e 10 quilogramas e compreende 206 ossos. Além de suporte, os ossos também têm a função de proteger os órgãos humanos.
Exceto pelo fêmur, a tíbia é o maior osso no corpo que suporta peso.
o ser humano tem vários ossos , mas oque dá sustentação é a coluna vertebral.
O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos. O esqueleto humano é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo.
O esqueleto axial forma o eixo do corpo e se constitui de crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; enquanto que o esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos braços e das pernas.
O esqueleto é a estrutura que sustenta nosso corpo. Sem ele não conseguiríamos ficar em pé e seríamos moles como panquecas. Ele é formado de ossos, duros e fortes, unidos pelas articulações. Tem a função de proteger órgãos importantes como o cérebro, o coração e o fígado.