Subnível f: possui sete orbitais.
Orbitais - cada subnível apresenta uma quantidade diferente de orbitais: s = 1 orbital ; p = 3 orbitais ; d = 5 orbitais e f = 7 orbitais .
Portanto, podemos dizer que a distribuição da densidade de probabilidade para um elétron s é esfericamente simétrica. Os orbitais p - Como dissemos anteriormente, a subcamada p tem 3 orbitais. No átomo isolado, esses três orbitais têm a mesma energia e a mesma densidade de probabilidade para o elétron.
Temos 7 orbitais então!
Os orbitais são regiões de probabilidade em que o elétron pode ser encontrado. ... Como exemplo, temos o orbital 2s com formato esférico e o orbital 2p com formato duplo ovoide, ambos da segunda camada, porém a energia de 2p será maior pois ocupa uma região de maior energia se comparado ao 2s.
Assim, se um elétron está em uma subcamada 5f, ele vai ter 7 (sete) distintas possibilidades de números quânticos magnéticos , sendo esses valores -3, -2, -1, 0, +1, +2 e +3. Mas somente um desses valores será o valor do elétron, pois ele não pode ter mais de um número quântico magnético !