Cada equipe de Voleibol tem direito a designar até dois líberos, que são os especialistas em defesa; sua função em quadra é, basicamente, recepção (passe) e defesa. Somente um Líbero poderá estar em quadra em qualquer momento do jogo.
Caso uma equipe tenha registrado dois Líberos na súmula, entretanto, um deles torna-se incapaz de atuar, a equipe tem direito a jogar com apenas um Líbero. Não será permitida uma redesignação, a menos que o Líbero restante torne-se incapaz de atuar.
Em Competições Internacionais ADULTAS da FIVB, caso uma equipe tenha mais que 12 jogadores registrados na súmula, o registro de DOIS Líberos é obrigatório. Todos os Líberos devem estar registrados na súmula antes da partida. Somente um Líbero poderá estar em quadra em qualquer momento do jogo.
O líbero somente pode permanecer em quadra enquanto estiver no fundo de quadra, nas posições 1, 6 e 5. Ao participar do rodízio, caso o líbero chegue à posição 4 (na entrada de rede), obrigatoriamente, ele deve ser substituído por um atacante.
O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. Esta função foi introduzida pela FIVB em 1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público.
De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time. Uma equipe pode optar por jogar com um ou dois líberos e alternar entre eles durante a partida.
Ele tinha total liberdade para se movimentar e conduzir o jogo – o termo vem do italiano, que traduzido para o português significa “livre”. O líbero era responsável por aproveitar sobras e as brechas oferecidas pelo adversário, além de defender, é claro.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. Possui talvez o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
A função do líbero é a de executar os fundamentos realizados com maior frequência no fundo da quadra, na recepção e na defesa. Está autorizado a trocar com qualquer jogador da defesa e não pode completar nenhum toque de ataque.
Resposta: Em uma revisão de literatura sobre o perfil antropometrico e de aptidão física para jogadores de vôlei,o jogador deve ser ágil,alto,ter boa envergura,altura de alcance, e baixo teor de gordura.
No voleibol, a cortada é um tipo de ataque. Para realizar uma cortada, o jogador salta próximo à rede e golpeia a bola com uma das mãos, unindo força e velocidade, num movimento de cima para baixo.