Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
3 - Livros poéticos É composto por 5 livros, sendo estes escritos em forma de cânticos ou literatura poética. Estes não estão organizados cronologicamente e sim pela sua relevância.
São chamados “sapienciais” porque de um modo ou de outro estão envolvidos com o tema da sabedoria. Este conjunto compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico e Sabedoria.
Relativo à sabedoria. Denomina-se, assim, os livros das sagradas Escrituras, cujo objetivo é transmitir, aos fiéis, o saber necessário para o nosso cotidiano. Provérbios e Eclesiastes, por exemplo, são conhecidos como sapenciais.
A literatura sapiencial ou livros de sabedoria é um gênero de literatura comum no antigo Oriente Próximo. Consiste em declarações de sábios que oferecem ensinamentos sobre divindade e virtude. Embora este gênero use técnicas de narração oral tradicional, foi disseminado em forma escrita.
O Novo Testamento é a segunda parte da Bíblia, composta por livros escritos durante e após o fim da vida de Jesus. Ao todo, são 27 livros que compõem o Novo Testamento: os Evangelhos, o Livro de Atos, as Epístolas e o Apocalipse.
Os livros são classificados em quatro grupos, conforme o assunto, ou seja: Biografia, História, Epístolas e Profecia.
Maioria dos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o primeiro dos evangelhos canônicos a ser escrito, servindo como fonte para os evangelhos de Mateus e Lucas.
O Evangelho de Lucas
Enquanto que os evangelhos sinópticos apresentam Jesus como uma personagem humana destacando-se dos comuns pelas suas acções milagrosas sendo a origem primária para informações históricas sobre Jesus Cristo, já o Evangelho de João descreve um Jesus como um Messias com um carácter divino, que traz a redenção absoluta ao ...
Significado de Sinótico adjetivo Relativo à sinopse, ao relato breve de algo: panfleto sinóptico do espetáculo. De modo resumido; sinóptico, sintético: conteúdo sinóptico. substantivo masculino plural [Religião] Nome dos Evangelhos de São Mateus, de São Marcos e de São Lucas. Etimologia (origem da palavra sinótico).
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em Lucas e Filho de Deus em João. ... Este Evangelho apresenta Jesus como o cumprimento de todas as expectativas e esperanças messiânicas.