O frevo surgiu em Pernambuco, entre o final do século XIX e o início do século XX, como um ritmo carnavalesco. Originalmente, o frevo não tem letra, é apenas tocado por uma orquestra.
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.
O termo foi usado pela primeira vez em 1908, em um Jornal chamado Pequeno. Embora arraste multidões dançando e divertindo-se, o frevo é uma dança complexa, de passos complicados, muita improvisação, que misturam rodopios, gingados, passos miúdos, malabarismos entre outros.
O bloco de Carnaval Galo da Madrugada mantém a tradição do frevo em Recife, capital pernambucana. Criado em 1977, tornou-se o maior bloco do mundo. Mais de 1 milhão de pessoas seguem o Galo da Madrugada todos os anos, dançando e cantando.
1958
O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.
De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. ... A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo.
Rio de Janeiro
Sebastian Lorenzo Cerezo teria apresentado sua dança pela primeira vez em 1780 (Mingote, 1950), o que parece ser considerado por muitos como um primeiro marco de surgimento de uma dança com o nome Bolero.
No final do século XIX acontece uma revolução no balé originando a dança moderna. ... A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial.
Esse gênero chegou ao Brasil pela região norte, devido a sua proximidade com a região da América Central e Caribe. Nos anos 50, o bolero mexicano se torna uma das músicas mais executadas pelas rádios brasileiras, juntamente com outro tipo de bolero que chegou por aqui nessa mesma década, o cubano.
Maurice Ravel
O primeiro bolero surgiu na data de 1883, na voz do cubano José Sanchéz. Posteriormente o estilo também fez muito sucesso no México e depois por toda a América Latina.
Segundo alguns historiadores o bolero teria tido origem na Europa, em Espanha, durante o período do domínio árabe, no século X. Nesta altura seria conhecido como “bolero de Algodre” e seria destinado a ser dançado por um homem e duas mulheres, em passos de dança sóbrios e elegantes dentro de uma toada religiosa.
Resposta. Resposta: O bolero que conhecemos hoje tem sua formação principalmente em Cuba, em meados de 1885, e em outros países da América Central como Porto Rico, México e República Dominicana. O tradicional, “dois pra lá, dois pra cá” é sua característica principal, dançado de forma lenta e simples.
O passo básico, chamado remada, se dá de maneira semelhante ao caminhar para a frente e para trás durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.
A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país. Sofrendo muitas influências culturais com os povos indígenas e africanos, surgindo novas danças (ELLMERICH,.
Significado de Bolero substantivo masculino Certa dança espanhola. Música que acompanha essa dança. Peça do vestuário feminino, que consiste num casaco curto, com ou sem mangas, e que se usa por cima do corpete.