Calculando a depreciação de um bem
Para calcular a vida útil dos equipamentos da TI, multiplique o prazo de vida do ativo em anos pelo número de horas de uso em um ano. Dessa forma, um computador usado por 8 horas diárias, em 250 dias úteis, terá uma vida útil de 10.
Para calcular a depreciação de algo use 100% / vida útil. Assim, determinado equipamento com vida útil de 10.
Se você deseja calcular a depreciação acumulada desse bem, você pode aplicar a seguinte conta: multiplicar o valor pago no veículo pela taxa de depreciação do bem. No caso dos veículos, a taxa de depreciação é de 20% e o tempo de vida útil é de 5 anos.
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
Pagamentos extras feitos para pagar uma hipoteca principal. Com a amortização acelerada, o mutuário pode acrescentar pagamentos adicionais à sua hipoteca para pagar uma hipoteca antes da data de liquidação do empréstimo. O benefício disso é reduzir os pagamentos de juros gerais.
A depreciação contábil evidencia o efetivo desgaste do bem, a depreciação fiscal considera as alíquotas oferecidas pela Receita Federal do Brasil para fins de tributação e a depreciação acelerada acontece quando a empresa contabiliza um valor de desgaste acima do usual (devido as características de suas operações) ou ...
A depreciação fiscal é a diminuição do valor de bens do Ativo Imobilizado resultante do desgaste por uso, ação da natureza ou obsolescência normal.
Amortização na contabilidade, também conhecida como amortização contábil, é a operação que registra a diminuição do valor de bens intangíveis no ativo permanente de uma empresa.
O RIR-Regulamento do Imposto de Renda disciplina como depreciar os Veículos do Ativo Imobilizado fixando suas taxas e permitindo formas diferentes dependendo do grau de utilização/desgaste destes bens, dê um olhada… ...