O prazo para esses membros conseguirem a estabilidade 3 anos no exercício da função, enquanto o prazo para vitaliciedade é de 2 anos.
Em antropologia, funcionalismo é uma vertente que resulta da reação ao evolucionismo, que, no início do século XX, era o paradigma dominante também nas ciências sociais. Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções.
Significado de Funcionalista adjetivo Pertencente ou relativo ao funcionalismo. Etimologia (origem da palavra funcionalista). Funcional + ista. substantivo masculino e feminino Pessoa partidária da teoria do funcionalismo.
Os pensadores e teóricos funcionalistas entendem que cada parte pertencente a sociedade, com suas especificidades e funções, é responsável pela sociedade como um todo, bem como sua estabilidade e coesão. A visão funcionalista é portanto, sistêmica: diferentes fatores que se unem, formando um grande sistema.
A escola do funcionalismo é considerada a combinação da ciência, da preocupação pelo prático, da ênfase no indivíduo e da teoria da evolução. Ela tem seu início no final do século XIX. O início formal do funcionalismo começou com a publicação do livro Princípios de Psicologia, de James.
Funcionalismo e antropologia Para Bronislaw Manilowski, toda cultura pode ser entendida como uma totalidade orgânica, e cada parte que a compõe desempenha alguma função. Ou seja, uma crença, um costume, uma religião, um objeto, são partes cruciais que funcionam de um modo específico em uma cultura.
Da mesma forma, ocorreu na Grécia, por meio dos Filósofos, a ideia de sistematizar uma Psicologia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os mais importantes filósofos a traçar as primeiras explicações sobre a razão e a alma (BOCK et al, 1993).