seis meses
um ano
Ela deve resistir à indução de oxigênio por, no mínimo, 6 horas. Essa avaliação comprova que a gasolina pode ficar estocada no posto de combustível por até 6 meses. O prazo de validade da gasolina dentro do tanque do carro é diferente daquele estabelecido para os postos de combustível.
O prazo de validade do S10, diesel mais comercializado atualmente, está estimado em 2 meses por conta do biodiesel incluído na mistura, que propicia o acúmulo de água e borra no tanque quando o combustível não é renovado. Enquanto que o S500 pode durar cerca de 4 meses.
O álcool etílico possui ação microbicida e sua concentração de maior atividade é a 70% devido à desnaturação de proteínas. O produto em embalagem lacrada possui prazo de validade determinado pelo fabricante que gira em torno de 6 meses a 2 anos.
A Anvisa ressalta que para as empresas fabricantes de cosméticos e saneantes, a permissão de fabricar e comercializar aplica-se exclusivamente ao álcool 70%. O prazo de validade dos produtos não poderá ser superior a 180 dias.
Passado o prazo de validade, o álcool pode evaporar, comprometendo o efeito de sanitização. A infectologista ressalta que para ser eficaz o álcool precisa ter concentração mínima de 70% e, após o prazo informado pelo fabricante, não há garantia dessa concentração.
Ao utilizarmos um produto de má qualidade ou com o prazo de validade vencido, podemos contribuir para que bactérias que estejam na pele ou na superfície se proliferem, causando o efeito contrário daquele esperado.
A indicação é que eles sejam separados e descartados para a coleta seletiva”, afirma. Ela inda aconselha: “É preciso que o consumidor fique atento em qual dia o caminhão da coleta vai passar na rua ou ele pode descartar em pontos de reciclagem que supermercados oferecem.