O Império Romano é considerado o maior civilização da história ocidental. Durou cinco séculos: começou em 27 a.C. e terminou em 476 d.C.
No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu, em 395, a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.
Mediolano
Resposta: O imperador Teodósio com o objetivo de facilitar a administração e a defesa de todo o seu território,dividiu o Império Romano em Ocidente e Oriente.
Com a Queda do Império Romano do Ocidente, as fronteiras do Império passaram a ser atacadas pelos bárbaros, o que forçou a população a migrar das cidades para o campo, impulsionando o feudalismo. A religião católica também ganhou mais força.
Os povos federados eram tidos como aliados de Roma que não eram romanos em si, dado o nascimento em outro local mas eram considerados como aliados. Nesse sentido, temos que a sua participação nos movimentos de dasagragação do império romano foram no sentido de tentar barrar a invasão dos bárbaros.
Justiniano
O Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, durou mais porque, diferente do Império Romano Ocidental, se manteve centralizado, coeso (unido) e sob o comando de Imperadores mais competentes. ... A região onde ficava Bizâncio fazia ligação entre o ocidente e o oriente, uma excelente rota de comércio.
Origem. O Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia.
Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. ... Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões.
Os bárbaros eram, na ótica grega, todos os povos que não falavam o idioma grego e nem compartilhavam da mesma cultura e modo de organização da sociedade grega. ... Os germânicos foram rotulados como bárbaros no mundo romano.