15 dias
O soro fisiológico também não deve ser guardado por muito tempo após ser aberto. A recomendação é que ele seja adquirido em embalagens menores para ser consumido mais rapidamente. "Além disso, o soro deve ser armazenado na geladeira depois de aberta a embalagem", ressalta Germano.
- G3A= SF sem conservante, acondicionada em geladeira comum e sem oclusão de recipiente na amostra de 28 dias. Nas demais amostras não foi detectada contaminação após 28 dias. As soluções salinas são muito utilizadas na prática medica, principalmente na otorinolaringologia11,12.
Aí uma infecção ou inflamação pode estar mais avançada, e o desastre é muito maior para os olhos”, explica o médico Newton Kara José. Além das simpatias com produtos caseiros, outro risco sério é o uso de água boricada e soro fisiológico com prazo de validade vencido.
Evite água boricada e soro fisiológico O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.
Apesar de alguns alimentos serem considerados seguros para o consumo mesmo quando fora da validade, com temperos, macarrão e arroz, por exemplo, outros, mesmo que não apresentem alterações na sua textura, cheiro, cor ou sabor, podem ser perigosos para a saúde.
de 4 a 6 dias
Segundo Ana Cristina de Castro, médica da Unifesp, podem ser conservados na geladeira por até dois dias, normalmente, alimentos como carne moída, peru, carne cozida, peixe, marisco. Até quatro dias, molhos e sopas. Alimentos defumados como bacon podem esperar até sete dias.
Leite. Quem toma leite fora do prazo de validade pode sofrer vários transtornos, como desconfortos intestinais e outras complicações mais sérias, dependendo da saúde da pessoa.
A indústria pode datar o produto como achar mais conveniente desde que, ao final da validade, o produto esteja ainda dentro dos padrões determinados por lei. Então, a indústria pode carimbar que o leite vale por 10 dias, mas, ao final do décimo dia, o leite tem que apresentar plenas condições de consumo.
Cozinhar em altas temperaturas mata as bactérias no leite vencido, então é melhor aproveitar e usar em uma variedade de pratos diferentes. Use leite vencido para massas, sopas, molhos e mais, e você pode adicioná-lo a ovos mexidos ou omeletes e descobrir um novo mundo de sabores!
Se boiar, está podre e tem que descartar. Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.
Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricação. Café instantaneo: Não aberto: Até 2 anos – Aberto: Até um mês. Refrigerante Diet (e outros em garrafa plástica): Não aberto: 3 meses. Aberto: Não estraga, mas o gosto se altera.
Validade
Em último caso, como em um dia muito quente, uma exceção pode ser aberta à geladeira: "Desde que o chocolate fique só por uns cinco minutos e longe de alimentos com cheiro forte", diz Azevedo. Bem fechado, longe da luz e do calor, o chocolate pode ser mantido dentro de um armário por um bom tempo.
Mantenha o chocolate em local seco e escuro, em temperatura entre 12 e 20ºC. Mantenha o chocolate bem embalado para evitar entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos (a gordura presente no chocolate absorve estes odores). Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade).
Deixe o ovo esfriar na geladeira de 20 a 30 minutos, mas cuidado para não esfriar demais. Desenforme as metades do ovo de Páscoa e retire o excesso de chocolate das bordas do molde com a ajuda de uma faca.
Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.
Da casca brilhante à melhor embalagem, especialistas ensinam como fazer em casa ovos de Páscoa maravilhosos. ... A casca fica opaca, o ovo quebra na hora de desenformar, a embalagem parece meio esquisita.
Provavelmente isso já aconteceu com várias colegas. O motivo é simples é que não foi temperado corretamente, sempre que for usar chocolate nobre ou seja puro precisa temperar não tem nem conversa tem que temperar mesmo se não fizer corretamente vai derreter sem dúvidas.
A dica de especialistas é sempre manter seus ovos de páscoa na embalagem original, protegidos do excesso de umidade e do calor. Para isso, o ideal é deixar os chocolates bem embalados e, se não for possível, colocá-los em saquinhos que impeçam a entrada de ar.
A terceira dica é matadora!
O mais correto a se fazer é guardar os ovos de páscoa em locais fechados (sem contato com a luz solar), numa temperatura de 20 a 25ºC e envoltos em papel alumínio.
Existem alguns jeitos de “colar” as cascas dos ovos de Páscoa, para que eles fiquem unidos. Há quem prefira embalar as cascas separadas em papel chumbo (o papel metalizado próprio para embrulhar chocolate) e depois unindo as cascas com um pedacinho de fita adesiva.
Com uma barra de um quilo de chocolate dá para produzir de quatro a cinco ovos de páscoa do tamanho número 15 (entre 170 g e 240 g), de maneira muito fácil. Veja como é simples fazer seu ovo de Páscoa: Para fazer um ovo grande, você vai precisar de: 1 quilo de chocolate ao leite ou meio amargo.
Bem armazenados em local seco e fresco os ovos trufados e recheados duram bem por até 10 dias.
25 dias