No que se refere ao antibiótico, ele começa a atuar inibindo o crescimento bacteriano já após 30 minutos de uso, mas normalmente, se desacompanhado dos medicamentos supradescritos, só a partir de 48 horas de uso poderemos esperar uma melhora apenas com a sua utilização!
Adicionar a água (temperatura ambiente) no frasco até a marca indicada no próprio frasco do medicamento. Agitar vigorosamente. Possivelmente haverá a formação de bolhas de ar, devido à agitação. Logo, deve-se esperar as bolhas desaparecerem (alguns minutos) e completar o frasco com água até a marca indicada.
A amoxicilina utilizada uma, duas ou três vezes ao dia demonstrou eficácia equivalente. A antibioticoterapia por 10 dias ainda deve ser utilizada, embora trabalhos com duração inferior, de 3 a 6 dias, mostrem eficácia comparável.
A dor na garganta e a febre devem melhorar após 48-72 horas do início do antibiótico (no caso, amoxicilina). Esse período já passou e se a dor não sumiu, o ideal seria uma reavaliação médica para a possibilidade de troca do antibiótico.
Azitromicina: em forma de xarope ou comprimido, também é indicado quando há dor de garganta com pus e dor de ouvido; Penicilina: é um injeção indicada quando há pus na garganta, curando rapidamente a dor de garganta persistente.
De forma geral, os principais remédios de farmácia que podem ser recomendados em caso de dor de garganta são:
Alguns nomes de pastilhas para garganta são:
STREPSILS TRATAMENTO GARGANTA LIMAO E MEL 8 PASTILHAS As Pastilhas Strepsils é um medicamento indicado para a inflamação da garganta, proporcionando alívio sintomático por até 3 horas.
Aqueça a água, misture meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato e teste a temperatura. Despeje um pouco do líquido na garganta quando estiver inflamada e deixe descansar por um momento e então faça dois gargarejos, um após o outro. Repita o procedimento completo três vezes ao dia.
Anestésicos locais. Os anestésicos locais tópicos, como a procaína ou a benzocaína, por exemplo, agem reduzindo a dor temporariamente. Exemplos de remédios para aftas com anestésicos locais na composição são o Aftliv, Hexomedine, Bismu Jet e Amidalin, por exemplo.
Como usar o própolis No caso de problemas respiratórios, coloque algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e faça inalações com o vapor. Já para dor de garganta, adicione quatro a cinco gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo.
O própolis é outro anti-inflamatório importante, comumente comercializado junto ao mel. “O problema é que o própolis requer álcool para se manter conservado. E álcool aumenta a irritação na garganta”, alerta a médica.
Quem não deve usar. Além disso, as versões do extrato com álcool na composição estão também contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.
A própolis para uso oral deve ser consumida na quantidade diária de 15 gotas para adultos e 50% desta dose para crianças. Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás. Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia.
[1] Uma noite bem dormida é essencial para repor a energia do corpo e do cérebro. A própolis verde é benéfica ao organismo em qualquer hora do dia, pois apresenta diversas substâncias com excelentes propriedades terapêuticas. Mas quando usada antes de dormir pode facilitar a chegada do sono.
Própolis Verde – Usada para regular o sistema imunológico, pode prevenir o câncer e melhorar bactérias, micróbios e fungos. Própolis Vermelha – É a mais rara no mercado. Tem ação anti-inflamatória, repara os estragos causados por micróbios e tem dado resultado no combate a células cancerígenas.
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora. A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo.
Tabela de Comparação dos Melhores Extratos de Própolis em Gotas
Estudos apontam, porém, que 30 gotas de extrato por dia são o suficiente para fortalecer o organismo e prevenir chabus. Se uma dor de garganta tomar conta do pedaço, por exemplo, a recomendação seria consumir 30 gotas quatro vezes ao dia.