Depende do grau da lesão. Normalmente de 4 até 12 semanas.
Uma entorse de tornozelo pode variar de ligeira a grave, dependendo de quão danificado está o ligamento e de quantos ligamentos foram afetados. Numa entorse ligeira ocorre dor e edema (inchaço), no entanto, geralmente sente-se estável, e pode-se caminhar com pouca dor.
Em média a cicatrização fica entre 6 e 8 semanas, já a reabilitação, entre 3 a 5 meses. A grande maioria destas lesões melhora com tratamento conservador (sem cirurgia) e a reabilitação com fisioterapia é importante para o pleno e pronto retorno as atividades. Necessário o acompanhamento mensal com um ortopedista.
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.
Sintomas de entorse de tornozelo
Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.
A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - em geral, os mais acometidos.
Tratamento do tornozelo torcido Em geral, o tratamento para a entorse de tornozelo consiste em repouso, aplicação de gelo, imobilização, fortalecimento da região afetada através de fisioterapia e administração de medicamentos para alívio da dor.
Um excelente remédio caseiro para entorse é o banho de imersão utilizando água morna e óleos essenciais de alecrim e alfazema, porque eles possuem propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias, sendo muito eficazes no tratamento de entorses e de outros problemas articulares, como artrite e artrose.
Isto acontece porque uma força muito grande age sobre ele – o que pode acontecer em uma torção. A primeira atitude a ser tomada após uma torção de tornozelo é retirar o calçado para afrouxar a área. A região vai ficar inchada e avermelhada, e a melhor maneira de reduzir o inchaço é com gelo.
Qual o tratamento de entorse Se houver alguma torção, como entorse no tornozelo, os primeiros socorros são basicamente a imobilização e aplicação de gelo no local machucado até a consulta médica.
AINES tradicionais e coxibes são os grandes exemplos deste grupo de medicamentos usados na fase aguda destas torções, para o controle da dor. Mesmo analgésicos simples, como o paracetamol e o ibuprofeno, já foram estudados neste mecanismo de dor aguda ortopédica.
Aplicar uma compressa de gelo ou de ervilhas congeladas na área afetada, deixando atuar durante 15 minutos. É importante colocar uma toalha fininha ou uma fralda entre a pele e a compressa para evitar que o frio queime a pele.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores no tornozelo são:
Os primeiros socorros, prestados ainda pelo próprio lesionado ou por pessoas próximas, consistem em manter a articulação lesionada em repouso, se possível suspensa, e na aplicação de gelo ou compressas frias no local. Em seguida, o médico providenciará para que a articulação afetada seja mantida em repouso.
Uma das causas desse problema é a prática de exercícios sem o devido aquecimento e preparo físico. As entorses podem causar grande dor local, inchaço e vermelhidão. Os locais mais atingidos pelas entorses são o tornozelo, os ombros e o joelho.
Normalmente uma entorse provoca dor, inchaço e inflamação no local. Entre as entorses mais frequentes, podemos destacar as de tornozelo.
Como ocorre? A maneira mais comum de ocorrer a lesão é "virar o pé para dentro" (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na face lateral nas entorses leves ou difusamente nas entorses graves.
O mecanismo de lesão mais freqüente nas entorses, é a inver- são forçada do pé com flexão plantar, o que pode ocasionar ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo. Dentre os ligamentos laterais, o mais comumente lesado é o talofibular anterior, em contrapartida, o mais raramente lesado é o talofibular posterior.
O tratamento inicial para todas as lesões consiste em repouso por três dias, aplicação local de gelo, elevação do membro afetado e proteção articular com imobilizador ou tala gessada. O uso de antiinflamatórios não-hormonais mostrou diminuição da dor e edema, com melhora precoce da função articular9(A).
A entorse do tornozelo consiste numa distensão de um ou mais ligamentos que se fixam aos ossos do tornozelo. Nos casos mais graves, o ligamento sofreu uma ruptura. Os ligamentos são como faixas elásticas que se ligam aos ossos e que auxiliam o movimento das articulações.
Com isso, e muito por conta da própria anatomia do tornozelo, é possível apontar que a entorse em inversão é muito mais comum do que a em eversão. Quando se analisa certas elevações ósseas nas laterais do tornozelo, observa-se que o osso externo (fíbula) está mais inferior que o interno (tíbia).
Passos para curar uma entorse de tornozelo mais rápido
Ibuprofeno é indicado no alívio dos sinais e sintomas de osteoartrite (lesão crônica das articulações ou “juntas”) e artrite reumatoide (inflamação crônica das "juntas” causada por reações autoimunes, quando o sistema de defesa do corpo agride por engano ele próprio), reumatismo articular (inflamação das “juntas”), nos ...