A produtividade varia de 10 a 20 toneladas por hectare. Onde comprar: as sementes podem ser adquiridas em lojas de produtos agropecuários e em supermercados; as mudas são vendidas por viveiristas da região.
A Abobrinha se desenvolve melhor em clima quente. Por não suportar baixas temperaturas, indica-se o seu cultivo entre 20°C a 27°C. Por gostar de boa luminosodade, a abobrinha pode ser cultivada em locais ensolarados ou em sombra parcial.
Semeie as sementes de abobrinha no local definitivo na horta, colocando 2 ou 3 sementes por cova a cerca de 2 cm de profundidade, seguindo a recomendação de espaçamento para a cultivar utilizada (geralmente vai de 0,9 m x 0,9 m a 1 m x 1,5 m).
A abobrinha italiana é uma espécie pertencente à família Cucurbitaceae, a família das abóboras. Além das abóboras, fazem parte dessa família: melancia, melão, pepino e chuchu. A abobrinha italiana faz parte do gênero Cucubita, um gênero nativo do continente americano, e o seu nome científico é Cucurbita pepo.
De acordo com Renata, a abobrinha italiana, por exemplo, oferta mais potássio, mineral que ajuda a evitar cãibras. “Já a abobrinha paulista é a melhor escolha para aumentar a ingestão de fibras“, avisa. Elas são aclamadas por fazer o intestino pegar no tranco.
Pois bem, esse é o sinônimo de abóbora e já que a abobrinha é uma derivação da abóbora, ela também é jerimum, mas com o título de mirim. A principal diferença entre as duas está na cor. Enquanto a abóbora é laranja, a abobrinha é verde (escuro ou claro). O tamanho também é diferente de uma para outra.
Você sabia que existem tipos de abobrinha? Conheça as variedades da hortaliça
Veja se a abóbora está soltando algum líquido. As abóboras ficam machucadas e moles quando estão estragadas. As morangas podem durar alguns meses, já as abóboras amarelas duram cerca de uma semana. Qualquer tipo de abóbora que estiver mole, murcha, gosmenta ou com mofo estragou e deve ser jogada fora.
Quando colher abóbora Colheita em meados de setembro. Um pré-requisito é ter tempo para cortar todas as frutas antes do início da geada. Caso contrário, a abóbora congela e estraga rapidamente.
Em geral a moranga só é consumida madura, quando a polpa tem gosto adocicado. Escolha frutos com pedúnculo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenas cicatrizes superficiais na casca não comprometem a qualidade do fruto.
Uma forma de identificar quando a moranga está no ponto ideal para ser colhida é observar a cor do talo do fruto. Se estiver amarelo ou marrom, certamente é a hora da colheita.
A colheita da abóbora ou da moranga pode começar de 85 a 150 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Colha a abóbora quando o talo do fruto ficar amarelo ou marrom, podendo até chegar a rachar em algumas cultivares.
Para colheita, os frutos devem apresentar-se com a casca sem brilho. Casca com brilho indica que estão ainda verdes.
Tempo até a colheita Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.
A cultura pode ser irrigada do início do plantio até quando os frutos estiverem na fase de maturação. Em 120 dias, estarão prontos para a colheita. Apresentam diferentes variedades, que possuem características específicas quanto a cor, tamanho e peso.
Os frutos podem ser mantidos por cerca de 3 meses após a colheita, em condição ambiente e em local fresco e seco. Mantenha os frutos com o cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo.
5 dias
COMO DESCONGELAR? Tanto a abóbora crua quanto a que passou pelo processo de branqueamento podem ser descongeladas ou em temperatura ambiente ou levadas direto para cozinhar. No caso da abóbora purê, descongele em banho maria.
Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar.
Consiste em manter os legumes na assadeira e colocar a assadeira no congelador por 30 minutos. Os legumes vão ser congelados, e depois disso você pode colocá-los nos saquinhos com as porções desejadas. Recomendamos porque a abobrinha fica mais soltinha e mantém ainda mais sua textura.
Guardando na geladeira. Mantenha a abobrinha inteira, seca e não lavada. A abobrinha cortada pode estragar mais rapidamente, portanto, deixe-a inteira na geladeira. Não lave o vegetal antes do armazenamento, pois o excesso de água também o estragará rapidamente.
A abobrinha crua fatiada ou picada se manterá fresca na geladeira por cerca de dois a quatro dias. As abobrinhas inteiras podem ser armazenadas na geladeira por uma a duas semanas, mas duram mais e mantêm uma melhor textura e sabor se forem armazenadas em uma despensa.
Descasque o maxixe como preferir. Coloque por dois minutos na água fervente e depois passe para a água com gelo usando a escumadeira e deixe por dois minutos. Coloque para escorrer. Assim que secar um pouco coloque em recipiente hermético no freezer.
Sim, você pode congelar o quiabo cru, mas primeiro tem que remover os cabinhos. Depois será preciso fazer branqueamento, assim ele mantêm sua cor e textura mesmo congelado. O branqueamento deve ser feito colocando três minutos dentro da água fervente e depois passar direto para o pote com água e gelo.
Tempere o maxixe com sal e as sementes de coentro. Junte à mistura de vinagre. Deixe esfriar e guarde em potes esterilizados tampados em temperatura ambiente. Deixe curtir por pelo menos dois dias.
Para os pratos prontos, indicam que congele aos poucos, primeiro coloque na geladeira, ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Depois no freezer.