Sobre o atendimento educacional especializado, é correto afirmar que: I Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de. ensino.
Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez. A Constituição Federal de 1988 garante o direito à igualdade e trata, nos artigos 205 e seguintes, do direito de todos à educação.
Perfil do professor inclusivo Entre essas se destaca a habilidade de promover a integração entre e intragrupo. Esta troca possibilita a cada aluno a descoberta de suas habilidades e singularidades, permitindo-lhe valorizar suas características e potencialidades, e reorganizar sua auto-imagem.
Como Professor de Educação Especial o diplomado deverá ter habilidades para atuar com alunos que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem, relacionadas ou não ao déficit cognitivo, problemas de aprendizagem e alunos surdos.
em cursos de licenciatura em educação especial associados ou não à licenciatura para a educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental; II. em curso de pós-graduação específico para educação especial; III. em programas especiais de complementação pedagógica nos termos da legislação vigente. Art.
Professora dá orientações para uma prática educativa inclusiva
O programa de educação inclusiva tem como objetivo colocar em prática uma nova definição, tornando a educação capaz de acolher todo indivíduo, independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes entre os diversos povos e culturas.
Princípios Gerais : -Toda criança tem Direito à educação e oportunidade de atingir nível adequado de aprendizagem. ... - As características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem são únicas.
A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar um mesmo objetivo de ensino. ... Confira materiais pedagógicos com recursos de acessibilidade para criar e usar junto com seus alunos.
Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.
Quais são as suas principais características?
O que precisa ser pensado para que a escola se torne realmente inclusiva? A inclusão escolar não consiste em colocar criança com necessidades educativas especiais no ensino regular. Além da formação continuada de professores, das salas de recursos multifuncionais, a inclusão exige uma flexibilização do currículo.
Siga estas dicas para que você transforme sua escola em um ambiente inclusivo:
Por isso, o ambiente de trabalho inclusivo é marcado pela abertura para opinar, sugerir e compartilhar ideias, independentemente do nível hierárquico. Frequentemente, há canais de comunicação específicos para receber sugestões, com garantia de feedback.
Uma escola diversa e inclusiva permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração — tão urgentes em uma ...
Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.