O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.
pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.
Uma substância é considerada ácida quando seu Ph está abaixo do valor 7. Quando ele é 7, a substância é neutra. E por fim, quando o Ph estiver acima de 7 a substância é considerada básica.
Soluções básicas ou alcalinas – são aquelas que têm dissolvidas substâncias que se designam por bases. ... Soluções neutras – são aquelas que têm dissolvidas substâncias que não tornam as soluções nem ácidas nem básicas.
Um meio é considerado neutro se possuir a mesma concentração, em mol/L, dos íons hidrônio (H3O+) e hidróxido (OH-). Um exemplo de meio neutro e que serve inclusive de padrão para as demais soluções é a água pura e destilada à temperatura de 25ºC. ... Isso nos mostra que, em uma solução neutra, o pH é igual ao pOH.
A escala do pH da água pode variar de 1 a 14, indicando a concentração de íons H+ presentes na água. É essa concentração de íons H+ que determina o caráter ácido da água. ... Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios.
A sigla pH é utilizada para designar o “potencial hidrogeniônico” que determina níveis de acidez e alcalinidade, seja de uma substância, dos alimentos e até mesmo da pele. Esta escala vai de 0 até 14, sendo que o pH 7 é considerado neutro.
Quando multiplica a dupla oxigênio-hidrogênio (OH-) que também existe na água e tem carga elétrica negativa. ... Na água pura, as concentrações de tons H+ e OH- que se formam são iguais. Por isso a água tem um pH neutro, representado pelo número sete, que fica na passagem da escala dos ácidos para as bases.
7
Quanto mais água acrescentamos, maior o volume de solvente e, por conseqüência, menor a concentração da solução. Em linguagem científica: se C=m/V, a concentração (C) é inversamente proporcional ao volume (V). O processo de diminuição da concentração recebe o nome de diluição .
Explicação: A água é uma substancia que costuma ter um nivel de ph entre 6 e 8,5. O ph neutro, ouseja, nem ácido e nem básico, é 7, dessa forma, ao adicionarmos água a outro compostos, estes chegarão cada vez mais próximos ao ph quase neutro da água.
Obs: Como medida de sugurança, principalmente quando se usa ácido concentrado ( p.e. ácido sulfúrico puro), não se deve adicionar água no ácido, mas sim o inverso. Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com alta liberação de calor, podendo atingir a temperatura de ebulição da água com projeção de líquido.
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. ... A habilidade de uma substância para dissolver-se em água é determinada por a substância se pode alcançar ou ultrapassar as fortes forças atrativas que as moléculas de água geram entre elas mesmas.