Leilão Leiloboi Virtual de Corte – 20 de setembro
São 300 kg de peso vivo, dos quais apenas 150 kg (50%) são carne mais osso, ou carcaça propriamente dita.
O Ganho de Peso Diário (GPD) gira em torno de 1,0 kg por animal por dia, podendo oscilar para mais ou para menos em função da quantidade e da qualidade da ração, além da raça, do sexo, da condição das pastagens e do gado.
de 12 a 22 kg
Lucro = R$ 1.
O tratamento é de primeira e a comida é servida cinco vezes por dia. Neste sistema, cada boi fica em média 85 dias e consome diariamente 18 quilos de ração. Quando for para o frigorífico, eles devem estar pesando, em média, seis arrobas a mais.
Para calcular a quantidade de alimento a ser fornecida aos animais, de acordo com a técnica da Copagril, o recomendado é que cada um deles deve consumir diariamente o equivalente a cerca de 3 a 3,5% do seu peso vivo em matéria seca.
Após essa fase, passam a auto-alimentar-se em silo de superfície (tipo "bunker"), com consumo limitado a 30 kg de silagem adicionada com 100 g de ureia/vaca/dia, além de receberem 6 a 8 kg de silagem de leucena ou gliricídia no cocho.
Alimentos volumosos são aqueles que contêm alto teor de fibra bruta, mais que 18%, e baixo valor energético. Nesse grupo, incluem-se as pastagens, as forrageiras para corte, fenos, silagens, restos culturais, resíduos de agroindústrias, cascas, sabugos e outros.
A silagem de milho, dentre os volumosos é o mais tradicional alimento utilizado em confinamentos do Brasil. Volumoso de qualidade ímpar, que dentre outras características é uma excelente fonte energética.