Os neurônios podem ser classificados de diversas formas. Segundo a sua morfologia, são classificados da seguinte maneira: Bipolares: apresentam um dendrito e um axônio; Multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos.
Os neurônios podem ser classificados de acordo com o número de prolongamentos em: Neurônios bipolares: apresentam um dendrito e um axônio; Neurônios pseudounipolares: apresentam um prolongamento único, próximo ao corpo celular, que se divide em dois.
675. O motoneurônio é um neurônio eferente que controla os movimentos voluntários do músculo esquelético representando o caminho final de todos os sinais descendentes e reflexos (MORITANI, 2006).
Neurônios motores São responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas.
Quais as duas propriedades que permitem que ele exerça suas funções? RESPOSTA ESPERADA: A função do neurônio é identificar estímulos provenientes do meio ambiente e produzir respostas para que o corpo se adapte aos mesmos.
O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso. Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre.
O potencial de ação gerado na membrana estimulada propaga-se à área vizinha, conduzindo à sua despolarização e assim por diante. Estas sucessivas despolarizações e repolarizações ao longo da membrana do neurónio constituem o impulso nervoso, cuja propagação se faz num único sentido, das dendrites para o axónio.
I) Estímulos luminosos: A luz que atinge a retina dos olhos. II) Estímulos mecânicos: Pressões exercidas sobre a pele. III) Estímulos químicos: Neurotransmissores produzidos e liberados pelos neurônios. IV) Estímulos elétricos: Choques elétricos.
Se o estímulo for elevado o suficiente para ultrapassar o limiar (threshold) de voltagem da célula (-55 mV) é gerado o potencial de ação e o impulso nervoso é conduzido ao longo de todo o neurônio. ... Durante o potencial de ação há ativação das proteínas canais de comportas fechadas (gated channels).
O nível crítico de despolarização que deve ser atravessado a fim de desencadear um potencial de ação é chamado limiar. Os potenciais de ação são causados pela despolarização da membrana além do limiar.
Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.
Para tipos de estímulos diferentes, temos terminações sensitivas, do sistema nervoso periférico, específicas. ... Tais terminações transformam os estímulos em impulsos nervosos, sendo transmitidos ao SNC, que é responsável pela interpretação dos mesmos e pelas reações corpóreas, ou seja: as sensações.
Resposta. O cerebelo é a porção do encéfalo responsável pela interpretação dos estímulos sensoriais relacionados com a visão da bola e pela elabo- ração de planos de ação.