Exemplos com sentido denotativo O elefante é um mamífero. Já li esta página do livro. A empregada limpou a casa.
É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. ... A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Ana é uma flor.
A conotação está muito presente na linguagem literária, principalmente, na linguagem poética, porém não é exclusividade delas, é bastante utilizada, também, em outros textos: publicitários, histórias em quadrinhos, letras de música, piadas, etc.
A linguagem conotativa é aquela que possui o sentido figurado, isto é, o sentido é subjetivo. Por sua vez, a linguagem denotativa é quando a palavra é usada no sentido literal. Dessa forma, a linguagem conotativa nos traz diversas interpretações. ... Exemplos: Aquela mulher é uma onça (Sentido conotativo).
É comum encontrar textos com linguagem no sentido denotativo em artigos científicos e periódicos jornalísticos. Exemplo: "Me assustei com o pulo do gato em cima do meu telhado".
O que é conotação: A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário. Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
Poemas, romances literários, contos, lendas etc. Texto não literário: Reportagens, receitas, livros didáticos etc.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Plurissignificação: as palavras, no texto literário, assumem vários significados. Valoriza Texto -se a linguagem conotativa, ou seja, o sentido figurado. Aspecto subjetivo: o texto apresenta, normalmente, o olhar pessoal do artista, suas experiências e emoções. ...
Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.
O Texto Publicitário um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual. Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir. ...
As principais características do Anúncio Publicitário são:
Entre as principais características do anúncio publicitário, destaca-se a intenção de venda de um serviço, bem ou produto. O consumidor precisa conhecer a marca e o produto antes de fazer a compra, e o anúncio publicitário é o meio onde isso acontece.
Propaganda é qualquer forma paga de apresentação e promoção não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado, tendo como objetivo: informar, persuadir o lembrar. ... As mensagens de propagandas podem ter apelos: Moral, racional, emocional, de medo, sexual, humorístico.
Resposta. O anúncio publicitário institucional é o tipo de anúncio que tem como característica principal o objetivo de conscientizar sobre alguma espécie de produto, ou informar os leitores de maneira que os convença sobre algo.
O anúncio publicitário institucional faz parte da publicidade institucional que são publicidades que não refere apenas a um produto, mas a uma instituição, com o objetivo de disseminar ideias e influenciar determinadas opiniões.
O anúncio utiliza meios de comunicação para compartilhar suas intenções. Uma das principais características do anúncio publicitário é a persuasão e o convencimento do consumidor, por meio de discursos usados como ferramentas, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.