Usos da conjunção "PERO". Usa-se para unir elementos que se opõem uns aos outros. No me ha dicho nada, pero sé que me ama. (Não disse nada ainda, mas sei que ele me ama.)
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
A partícula SE como índice de indeterminação do sujeito Precisa-se de professor. No caso de o SE ser um índice de indeterminação do sujeito, ele estará sempre agregado ao verbo na 3ª pessoa do singular, e o sujeito será indeterminado.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.
j) Precisa-se de empregados. f) Verificaram-se muitos equívocos. Resposta: As alternativas em que o pronome se exercem a função de partícula apassivadora são: a), b), h), i), e), f). Bons estudos!
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
Para que o pronome “se “seja classificado como partícula apassivadora, o verbo precisa ser a) transitivo.
Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:
Em quais das orações a seguir o pronome "se" funciona como índice de indeterminação do sujeito? I - Morre-se um pouco a cada insucesso na investigação. II - Encontraram-se impressões digitais na parede. III - Trata-se de uma argumentação muito convincente.
g) Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado. A voz é ativa.