O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta. Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas.
Em humanos, localiza-se na cavidade abdominal, entre o esôfago e o intestino delgado. É no estômago que ocorre uma importante etapa do processo digestivo. Nele, existem glândulas que produzem o suco gástrico, responsável por envolver os alimentos em digestão e transformar o bolo alimentar em quimo.
A artéria esplênica também dá origem às artérias gástricas curtas e à artéria gástrica posterior, que suprem diretamente o fundo e a parte superior do corpo do estômago. A parte pilórica recebe sangue arterial da artéria gastroduodenal, que é um ramo da artéria hepática comum.
A maior parte do intestino grosso localiza-se dentro da cavidade abdominal, com a última porção na cavidade pélvica. Algumas de suas partes são intraperitoneais, enquanto outras são retroperitoneais.
Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo. Cólon sigmoide: essa porção do cólon apresenta a forma de S. Reto: é um canal localizado na região anterior do sacro e termina no ânus.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
O estômago se dilata, aumentando de tamanho para receber a refeição, podendo acomodar até 2 litros. Os músculos estomacais se contraem repetidamente em movimentos ondulatórios, empurrando o bolo alimentar em direção ao intestino. O esfíncter pilórico relaxa, pois o intestino já está preparado para receber a comida.
Resposta. O intestino delgado é composto de três partes: o duodeno, logo a seguir ao estômago, o jejuno ou parte central e o íleo, nas proximidades do intestino grosso. O jejuno e o íleo são difíceis de diferençar, pelo que podemos chamar jejuno-íleo ao seu conjunto. muito obg mesmo !
Não há uma linha de demarcação entre o jejuno e o íleo, porém existem algumas diferenças anatômicas e histológicas que os diferenciam: O jejuno representa os dois-quintos proximais da estrutura do jejuno e do íleo. A parede do jejuno é mais espessa e seu lúmen é mais largo que o do íleo.
O jejuno é a parte média das três que constituem o intestino delgado (parte do sistema digestório), localizando-se entre o duodeno e o íleo. ... Ele desempenha um papel fundamental na digestão, já que 40% do intestino delgado é jejuno. Suas funções incluem absorção de água e nutrientes.
O intestino delgado é a peça dos intestinos onde 90% da digestão e da absorção do alimento ocorre, do outro 10% que ocorrem no estômago e do grande intestino. A função principal do intestino delgado é absorção dos nutrientes e dos minerais do alimento. A digestão envolve duas porções distintas.
O íleo é a última das três partes do intestino delgado. A transição do jejuno para o íleo não é claramente demarcada. Na sua parte distal, o íleo se abre no intestino grosso. Na junção entre o íleo e o ceco, encontra-se a válvula ileocecal (óstio ileal).