A presença de piócitos na urina é normalmente considerada normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo analisado ou 10.
A presença de piócitos na urina indica um processo inflamatório das vias urinárias, sendo ou não proveniente de uma infecção.
A contaminação da amostra no momento da coleta é uma das principais causas de urina turva, isso porque nesse caso há normalmente grande quantidade de bactérias, que fazem parte da microbiota normal da região genital, células epiteliais e grande quantidade de muco, que é o que garante o aspecto turvo da amostra.
A lipemia é causada pela presença de grande quantidade de lipídeos no sangue. Pode ser identificada a olho nu pela observação do aspecto turvo (leitoso) do soro ou plasma. Alguns pacientes em tratamento com antirretrovirais para infecção pelo HIV ou com outras enfermidades podem apresentar lipemia permanente.
Aspecto: o aspecto da urina logo eliminada é límpido, porém a medida que o tempo passa e ela encontra-se em repouso, inicia-se a turvação, pelo acúmulo de leucócitos, células epiteliais e muco; esse processo chama-se de nubécula e é mais frequente em mulheres.
Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.
Entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a riboflavina (Vitamina B2), também é uma causa possível. Alguns destes medicamentos podem deixar a urina bem alaranjada, com cor de Fanta laranja.
- Urina vermelha, avermelhada ou alaranjada: pode ser uma visão assustadora, já que isso pode indicar que há sangue (sendo este sinal denominado hematúria) e está relacionado com doenças renais e do trato urinário, como infecção urinária, cálculos urinários, cistos renais, nefrites, outras doenças dos glomérulos ( ...
É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando a urina com sangue é persistente, durante mais de 48 horas, existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária, ou quando surgem outro sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos.
Quando a urina está escura ou marrom, pode ser resultado da ingestão de medicamentos ou alimentos (como aspargos ou cenouras), assim como sintomas de doenças ou sinal de desidratação (caso o consumo de água durante o dia tenha sido inadequado).
A hematúria com coágulos é um tipo de hematúria macroscópica. A presença de coágulos geralmente indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão do trato geniturinário, que frequentemente pode ser identificada através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
O sangue vivo nas fezes pode ser um sinal de algum problema nas regiões do intestino ou ânus. Nesse caso, como o sangue não passou pelo processo de digestão no estômago, a cor não muda e fica bem aparente em volta ou com pequenos risquinhos nas fezes.
Embora o surgimento de urina verde não seja muito comum, geralmente não é indicativo de uma situação grave, sendo causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos ou pelo uso de contraste em alguns exames aos rins, como tomografia computadorizada.
Cystex deixa a urina verde? Sim, segundo informações da bula do Cystex, um dos efeitos colaterais desse medicamento é desenvolver coloração azul na urina, provocada pelo cloreto de metiltionínio (azul de metileno), e também de cor esverdeada.