O curso de Medicina tem como principal objetivo a restauração e a manutenção da saúde, investindo no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, oferece conhecimentos para que o aluno possa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, desde a infância até a maturidade.
O objetivo principal da saúde ocupacional é realizar a prevenção de doenças, acidentes e outros problemas que possam ter origem no ambiente de trabalho. Após compreender do que se trata essa área, conheça as atribuições e os cuidados no desenvolvimento dela dentro das empresas.
A principal função dos profissionais de saúde e segurança do trabalho é garantir a integridade e o bem-estar dos trabalhadores. Para isso, é necessário seguir todas as regras determinadas pela legislação, em especial as Normas Regulamentadoras.
Conheça as principais doenças ocupacionais e veja como preveni-las
Para preveni-las é preciso repensar o ambiente de trabalho, com adequações do mobiliário para melhorar a ergonomia. Fazer pausas nas atividades, criar programas de incentivo à prática de atividades físicas e encorajar a ingestão de líquidos são outros fatores que contribuem com a prevenção.
Aqui estão as principais doenças ocupacionais, suas causas e a melhor maneira de preveni-las:
Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.
Doenças ocupacionais psicossociais As doenças psicossociais são desordens de natureza física e mental que afetam a vida laboral e pessoal dos colaboradores, causando desmotivação, depressão, ansiedade,...
A Organização Mundial da Saúde descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física.
Em primeiro lugar, é essencial deixar de lado a culpabilização individual do seu colaborador. Ou seja, quando o seu trabalhador desenvolve uma doença ocupacional psicossocial, ele corre o risco de ser considerado fraco pelos colegas e gestores, como se não tivesse dado conta do trabalho.
As principais causas de afastamento do trabalho
Conheça, a seguir:
Códigos de Desligamento e Afastamento