É uma técnica fisiológica que utiliza a membrana peritoneal (membrana que envolve os órgãos abdominais), atua como um filtro do sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo. É uma técnica também denominada "auto-diálise", porque é realizada por si ou por um familiar próximo.
A realização da Diálise Peritoneal, assim como para o caso da hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves e o tratamento deve ser feito após orientação do médico especialista em doenças dos rins, o nefrologista, que analisa, entre outras questões: a dosagem de uréia, creatinina ...
Cateter de Tenckhoff: cateter de material apropriado e flexível que é colocado no abdome do paciente para realização da diálise peritoneal. Por este cateter, o líquido de diálise peritoneal será infundido e drenado.
O que é o Cateter Permcath? O Nome Permcath já provém do significado vindo do inglês: “Perm” de permanência e “Cath” de cateter, onde o mesmo é de longa permanência, podendo ficar em até dois anos implantado em uma veia de grosso calibre central, geralmente através da veia jugular no pescoço.
É muito importante que você siga as orientações do seu médico para uma boa cicatrização. Enquanto ele não autorizar, evite molhar o cateter e o orifício de saída do mesmo.
Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
Procedimento para Remoção do Cateter: Precaução: Coloque o doente na posição de decúbito dorsal. 2. Retire o penso. Precaução: Para minimizar o risco de corte do cateter, não utilize uma tesoura para retirar o penso.
Segure o reservatório e, com a mão dominante, segure a agulha. Oriente o paciente a realizar uma profunda inspiração no movimento de retirada da agulha. Retire a agulha em um movimento único segurando fixamente o reservatório.
-Na permanência os sintomas ou suspeita de infecção, o cateter deve ser retirado; -Solicitar ao Solicitar ao médico encaminhamento para cultura da ponta do cateter.
Lavar as mãos e calçar luvas de procedimentos; • Pinçar o equipo e o extensor; • Umidificar a gaze com removedor de esparadrapo para lubrificar o curativo; • Aguardar enquanto a solução seca completamente; • Remover o curativo enquanto estabiliza o cateter; • Com gaze seca, aplicar uma leve pressão e retirar o cateter; ...