obelisco do largo da Memória
Resposta. Resposta: estátuas, memórias (de guerra), edifícios históricos, sítios arqueológicos e bens culturais.
O monumento mais lindo do mundo! - Torre Eiffel
1. Construção ou obra que transmite a recordação de alguém ou de algum facto memorável.
Uma estátua é uma obra de escultura criada para representar uma entidade real ou imaginária. ... As estátuas têm sido produzidas em muitas culturas desde a Pré-história até ao presente; a mais antiga estátua conhecida data de há cerca de 30 000 anos. Estátuas podem representar pessoas e animais diferentes, reais e míticos.
O monumento público vem demarcar um ponto específico na cidade, ele representa a memória que se quer preservar, que se quer fazer lembrar através da sua presença material. ... O monumento permanece estático e imutável em meio a uma sociedade que se transforma a cada segundo.
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Os monumentos megalíticos que tinham caráter fúnebre eram destinados a enterrar as pessoas mais influentes de determinadas sociedades. Estes monumentos são chamados de Dólmens ou Antas.
Significado de Megalítico adjetivo Diz-se das construções pré-históricas, feitas de grandes blocos de pedra: os dólmens são monumentos megalíticos.
Monumento megalítico, ou megálito, do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra, designa uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes. ... As primeiras construções megalíticas, da Europa Ocidental, localizam-se em Portugal, e datam de finais do VI milénio antes da nossa era.
Monumentos megalíticos designa uma construção monumental com basw=e em grandes blocos e pedras rudes. Em arqueologia designa o conjunto de construções de grandes blocos de pedras típicas das sociedades pré-históricas, edificadas essencialmente no período neolítico.
Stonehenge
substantivo masculino Grandes pedras erguidas pelos homens da Idade do cobre e do bronze.
Resposta: Para construí-las, erguiam-se grandes pedras, que depois eram fincadas no solo. Sobre essas, colocavam-se então outras pedras, na horizontal. Os tipos mais comuns de monumentos funerários megalíticos são o menir e o dólmen.
Resposta. Resposta: Construções do Neolítico feitas com pedras de grandes dimensões (mega = grande + litos = pedra), simples ou aparelhadas, com fins funerários, simbólicos ou religiosos. Exemplos: menires, antas ou dólmenes, cromeleques.
Cromeleque, ou cromlech, é o conjunto de diversos menires dispostos, normalmente em um ou vários círculos, ou elipses, mas também em rectângulos, em semicírculos ou ainda estruturas mais complexas como o cromeleque dos Almendres, construído entre 3300e 1800a.