Também denominada ose, a frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona. Sua fórmula estrutural é semelhante à da glicose (aldo-hexose), porém a diferença está no fato de a glicose possuir um grupo aldeído; e a frutose, um grupo cetona.
enzima sucrase
Metabolismo da frutose A frutose é primariamente metabolizada no fígado, apesar de o intestino e os rins possuírem enzimas necessárias para o seu catabolismo. Sua rápida entrada no hepatócito é mediada também pela GLUT 2, não havendo gasto de energia ou necessidade do estímulo pela insulina.
A frutose ou "açúcar de fruta" é um importante monossacarídeo, assim como a glicose. Ela é naturalmente encontrada em frutas, no mel, no agave e na maioria dos vegetais de raiz.
Frutas ricas em frutose
Alimentos que devem ser evitados
See also:
Frutas e vegetais com baixo teor de carboidrato Abobrinha, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, repolho, couve flor, espinafre, nabo, pepino, abóbora e tomate; Abacate, morangos, framboesa, amora, mirtilos, pêssego, cereja, ameixa, coco e limão.
A dieta Low carb promete um emagrecimento rápido reduzindo, significativamente, o consumo de carboidrato. Ela é caracterizada pela ingestão de alimentos ricos do ponto de vista nutricional. A prioridade são carnes (boi, porco, peixe, frango), frutas menos doces, oleaginosas, derivados do leite e gorduras boas.
Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes.
"O carboidrato pode ser substituído por lentilha, ervilha, grão de bico, legumes e verduras". Flávia ainda sugere 1 copo de leite semidesnatado, ou 2 fatias de queijo branco, ou 1 iogurte desnatado, ao invés dos pães, massas e arroz. Você pode substituir o pão francês por alimentos integrais, por exemplo.
Saiba como substituir a janta de forma equilibrada
Mas esse lanchinho é exatamente o que você deve evitar entre os alimentos à noite: cafeína e teobromina (outro estimulante). Além disso, chocolate contém açúcar. E enquanto os dois primeiros podem apenas atrapalhar seu sono, o último pode sabotar diretamente seu esforço para perder peso.
leite desnatado. leite vegetal (leite de arroz, leite de aveia, leite de quinoa, leite de amêndoas) iogurte natural ou sem lactose....1 fonte de fibras:
Veja as sugestões:
Pular o jantar emagrece Quando não consumimos alimentos, alongando o tempo de jejum, aceleramos o metabolismo, e isso nos faz perder peso, explica Salvador Ferrando, responsável pela Unidade de Medicina Metabólica e de Controle de Peso do Instituto Médico Ricart.
O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.
- Deixar de jantar pode comprometer o sono. Durante o sono o organismo também queima calorias e por isso necessita de nutrientes para se manter funcionando bem. Devido à ausência de alimento, ocorre a escassez de energia e o corpo não repousa como deveria.
Dicas para Reduzir Carboidratos de Sua Dieta
Além do feijão, outras leguminosas são: grão de bico, lentilha e ervilha. Esses alimentos são essenciais e fontes de proteína vegetal, minerais e ferro. As leguminosas são ótimas opções para a carne, principalmente se utilizadas para fazer bifes vegetais e hambúrgueres, por exemplo.
Saiba como substituir a janta de forma equilibrada