90 dias
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Enxofre. O enxofre é importante para produtividade em geral do tomate. A aplicação de enxofre é exigida ao longo de toda a safra. Os solos são frequentemente deficientes em enxofre, e aplicações foliares podem ser mais eficientes do que a aplicação de fertilizante no solo.
Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.
Sinta-o com os dedos para descobrir se ele está duro. Você precisa fornecer mais água às plantas se perceber algum destes sinais. Se houver água parada ou se o solo estiver molhado quando você afunda os dedos nele, permita que as plantas absorvam mais água antes de regar de novo. 2- Sinta as hastes dos tomateiros.
2,5 litros
Se plantar o tomate-cereja em vaso, este precisa ter buracos no fundo para a drenagem, com o objetivo de manter a terra com a umidade equilibrada. Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido.
90 dias
Como plantar tomate-cereja em casa da maneira convencional: Eles precisam de um clima livre de geadas e pelo menos seis horas de sol por dia. Deixá-los em um local, abrigado e bem ventilado reduz o risco de fungo nas folhas. Depois de escolher o ambiente, é hora de pensar em plantá-los.
É importante lembrar que o melhor lugar para as mudinhas pequenas e sementeiras é na luz indireta, para só depois colocá-las em contato com o sol. Prepare a terra. Use uma pazinha (caso for plantar em vasos) ou uma enxada (caso opte pelo jardim) para deixar a terra fofa, assim será mais fácil para enraizar.
diz Nunes. Um pé de tomate Sweet Grape chega a produzir até 10 kg. O custo é de R$ 2,60 centavos por quilo. Para a venda, o produtor consegue quase o dobro.
O sintoma mais comum da contaminação do tomateiro é a murcha da planta de cima para baixo. Que ocorre devido a interrupção dos vasos condutores de água, que são chamados de xilema. ... Depois de um tempo, o tomateiro pode murchar de forma irreversível e morrer.
Misture 2 1/2 colheres de sopa de óleo de cozinha com 2 1/2 colheres de sopa de xampu infantil em 4 litros de água. Chacoalhe bem a mistura antes de adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de cálcio. Coloque a solução em um borrifador e pulverize diretamente a folhagem do tomateiro para eliminar a ferrugem.
Óleo de Neem (Azadirachta indica A. Juss) extraído das folhas e sementes da planta é efetivo no controle de insetos em geral, podendo ser usado no cultivo do tomateiro.
O controle dessa cochonilha é realizado por meio da aplicação de inseticidas sistêmicos, em formulações líquidas ou granulados, aplicados por via solo na projeção da copa do cafeeiro.
O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural. O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.
O uso de inimigos naturais no controle de uma outra importante praga do tomateiro, Tuta absoluta. Assim como para Tuta absoluta, o uso do parasitoide de ovos, Trichogramma pretiosum e do controle microbiano de lagartas com Bacillus thuringiensis são também indicados para o controle de N. elegantalis.
O controle pode ser realizado com a aplicação de inseticidas organofosforados na área danificada. Na fase larval da broca, que ocorre entre os meses de março e setembro, recomenda-se introduzir um arame grosso nos orifícios produzidos pela praga para esmagar as larvas existentes.
Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.