Existem duas versões básicas sobre a sua origem, e ambas são muito bonitas. A primeira versão da origem do mito de Dionísio é a que diz que ele era filho de Zeus, deus dos deuses, e Perséfone, a rainha do Submundo. Hera, a esposa ciumenta de Zeus, só queria matar a criança.
Nietzsche apresenta em sua filosofia dois conceitos que se referem aos deuses gregos Apolo e Dionísio. ... Para além do vinho, Dionísio também é tido como o deus dos excessos, da alegria, das festas, da loucura, da bebedeira (intoxicação) e do teatro. Por outro lado, Apolo é o deus da luz.
Apolíneo: sóbrio, harmonioso, sereno, límpido, ingênuo, comedido.
Tanto o instinto dionisíaco quanto o apolíneo se referem a uma mesma característica humana: a agressividade e a brutalidade desmedidas.
Significado de Dionisíaco adjetivo Que diz respeito a Dionísio ou Baco, deus do vinho. Referente a Dom Dinis, rei português, e à sua época. Que cultiva a saúde física e espiritual, e ama a vida com entusiasmo.
QUEM USOU O TERMO "ALMA DIONISÍACA" EM FILOSOFIA FOI NIETZSCHE. ... Assim, uma pessoa com alma dionisíaca é aquele cara que não se perturba com nada, que está sempre "se lixando" para as dificuldades da vida.
Instinto dionisíaco foi o termo que Nietzsche criou e usou para falar sobre uma nova maneira de ver o mundo, uma maneira de estar em constante celebração.
Resposta: 1) instinto apolíneo, que remonta ao deus grego Apolo, diz respeito à autoconsciência, como expressa sob a fórmula “Conhece-te a ti mesmo”. ... Tanto o instinto dionisíaco quanto o apolíneo se referem a uma mesma característica humana: a agressividade e a brutalidade desmedidas.
Para Nietzsche, nenhuma arte pode ser puramente apolínea (isto é, centrada na razão e na harmonia) nem puramente dionisíaca (isto é, centrada na desordem criativa e na embriaguez).
Os artistas dionisíacos, imitando a embriaguez, criam uma forma de legitimar a existência de um modo mais duradouro do que aquela que se tornou possível com a transfiguração apolínea: concebem a tragédia, que tem o poder natural de cura contra o impulso dionisíaco bárbaro e que destrói todos os valores gregos de ...
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
A genealogia de Nietzsche consiste num estudo feito por ele a respeito dos valores bom e mau. Neste estudo ele descobre que elas estão ligadas a divisão de classes, onde o bom está ligado à classe dominante e mau a classe plebeia.
Na exaltação da cultura trágica grega, Nietzsche revela a existência do duplo princípio gerador das artes como expressão essencial do mundo: as pulsões naturais artísticas apolíneo e dionisíaco, as quais manifestam-se na vida humana através dos estados estéticos, respectivamente, do sonho e da embriguez.
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.
O eterno retorno (também conhecido como eterna recorrência) é uma teoria de que o universo e toda a existência e energia estiveram recorrentes e continuarão a ocorrer, de forma autossemelhante um número infinito de vezes através do tempo ou espaço infinito, ou de que há um padrão cíclico de certas recorrências, como em ...