A Escrita Científica, ao comunicar e ao dar visibilidade ao conhecimento adquirido na pesquisa, partilha através de revistas, as ideias, saberes e avanços obtidos. ... A revisão ortográfica e gramatical do texto é fundamental, a estrutura adequada e correta torna a escrita fluida e agradável (Regan & Pietrobon, 2010).
A impessoalidade recomendada pelos teóricos na abordagem do texto acadêmico torna-o frio e genérico, apagando o princípio da autoridade de quem propõe uma solução para o problema investigado.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
Embora esse tipo textual possa ser fundamentado em opiniões pessoais, ele não deve apresentar marcas de pessoalidade. ... Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto.
Se um texto dissertativo-argumentativo já é, em si mesmo, um tipo de texto no qual o autor expõe a sua opinião, torna-se desnecessário marcas como “eu acho” e “na minha opinião”. Teremos a impessoalidade no uso dos verbos na 3ª pessoa do singular e do plural (geralmente acompanhados do pronome “se”).
A pessoalidade expressa a garantia de envolvimento e de participação responsáveis, enquanto a impessoalidade esfria o clima relacional, distancia as pessoas uma das outras e, consequentemente, do trabalho que deveria estar dentro de uma metodologia sistêmica que assegura o sucesso produtivo da empresa.