C5H10
Mas, à luz da Química, a principal diferença está na cadeia carbônica desses compostos, sendo no metano, uma cadeia com um carbono presente, no gás propano, três carbonos e no gás butano, quatro carbonos, todos eles presentes na cadeia principal com ligações simples e estabilizados pela presença de hidrogênios.
O gás GLP é o famoso gás de cozinha armazenado no botijão de gás e composto pela mistura dos gases butano e propano. ... O gás natural é oferecido de forma encanada e, assim como o petróleo, é resultado da degradação da matéria orgânica como fósseis de animais, por isso é conhecido também como combustível fóssil.
O gás liquefeito de petróleo é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo.
Os principais constituintes do GLP são: propano (C3H8); propeno (C3H6); isobutano (C4H10); n-butano (C4H10); e buteno (C4H8). A presença de etano (C2H6), é restrita no GLP porque torna difícil a liquefação do produto nas condições de armazenamento do GLP.
O GLP pode ser produzido em refinarias ou em plantas de processamento de gás natural. Quando oriundo do refino, o craqueamento catalítico fluido (FCC) é o principal processo produtivo do GLP no Brasil.
O GLP é um dos sub-produtos do petróleo como a gasolina, diesel e os óleos lubrificantes, sendo retirado do mesmo através de refino em uma refinaria de petróleo. Torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em bilhas/botijões ou tanques de aço em pressões de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²).
Os gases comprimidos podem ser classificados como gases liquefeitos (aqueles que podem tornar-se líquidos sob pressão, à temperatura ambiente), não-liquefeitos e gases em solução. Os gases são armazenados em cilindros de paredes metálicas muito grossas, especialmente construídas e testadas para este fim.
O mercaptano é adicionado ao gás de cozinha,o qual proporciona aquele cheiro desagradável quando há vazamento,já que os dois gases misturados (propano e butano), que são os combustíveis, são inodoros (O mercaptano serve para facilitar a detectação de um vazamento já que os gases inodoros são extremamente perigosos).
Em geral, é possível identificar vazamentos pelo cheiro. Os manuais do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) indicam uma técnica simples para verificar se há vazamento: aproximar uma esponja de cozinha com água e sabão do botijão, cilindro ou aquecedor a gás.
Resultado do teste da espuma