Devagar é principalmente um advérbio de modo: Ande devagar! Pode ser também um adjetivo: Ele é devagar. Divagar é um verbo: Pare de divagar! De vagar é a sequência da preposição de com o verbo vagar: Gosto de vagar pela cidade.
Devagar e sempre Essa expressão tem o mesmo significado daquela “quem tem pressa come cru”. As duas nos passam a ideia de que as coisas devem ser feitas com calma, aos poucos, para se alcançar o sucesso.
A frase “devagar se vai ao longe”, era muito utilizada antigamente, quando se queria dizer que não adianta atropelar os fatos, porque que pode haver tropeço. É andando devagar que se chega mais longe. Tem outro ditado popular que afirma: “sozinho pode se ir mais rápido, mas em conjunto pode ir mais longe”.
As duas formas são corretas. De vagar é composto pela preposição de e pelo nome vagar, que significa «tempo livre»: - Estou com falta de vagar. Devagar é um advérbio, que significa «lentamente»: - Comer devagar é mais saudável.
Os advérbios flexionam em dois graus: o comparativo e o superlativo.
Flexão dos advérbios Apesar disso, os advérbios de intensidade, de modo e de lugar podem ser flexionados em grau (comparativo e superlativo), similares aos graus dos adjetivos. Composto por: menos + advérbio + que (do que).
Gramática