Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
Vale ressaltar que o corpo humano é formado por mais de 600 músculos esqueléticos. Nesse caso, são músculos que possuem a função de se contrair de forma voluntária. Além disso, são formados por uma composição de células alongadas e multicelulares. Por conta disso, as células também recebem o nome de fibras musculares.
O tecido ósseo e o sistema esquelético desempenham diversas funções importantes para o bom funcionamento do organismo humano, como a sustentação de tecidos moles e pontos de fixação para a maioria dos músculos esqueléticos, proteção aos órgãos internos, auxílio ao movimento (pois a presença de articulações permite que ...
O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.