Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. ... Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de células.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
→ Os vírus são seres vivos? Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela.
Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.
Bacteriófagos, também chamados de fagos, são vírus que apresentam a capacidade de infectar bactérias, as quais são utilizadas para o processo de replicação viral.
Penetração segue a ligação; os vírus penetram a célula hospedeira por endocitose ou por fusão com a célula. Desencapsulamento acontece dentro da célula quando o capsídeo viral é removido e destruído por enzimas virais ou enzimas do hospedeiro, consequentemente expondo o ácido nucleico viral.
Dicas para evitar doenças virais Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após ir ao banheiro. Não compartilhar copos e talheres. Lavar sempre os alimentos, dando atenção especial àqueles que serão consumidos in natura. Alimentar-se apenas em locais que obedecem às normas da Vigilância Sanitária.
As doenças causadas por vírus Os vírus podem penetrar no organismo humano pela respiração, pelo sistema digestivo (através de alimentos contaminados), por inoculação direta, etc. Nem todos os vírus causam doenças, mas se causarem, não há muitas opções de remédios para combatê-los e o importante é prevenir.
Enquanto alguns vírus podem trazer prejuízos à célula parasitada, outros podem viver juntos, em simbiose, e determinadas infecções virais acarretam benefícios à célula dos hospedeiros infectados. Por exemplo, um gene viral pode atuar potencializando o funcionamento ou a inativação de certos medicamentos.