Na seção “Sistema digestório”, há a subseção “Língua”, a qual apresenta quatro músculos como sendo os intrínsecos (longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical) e apresenta cinco músculos como os extrínsecos (genioglosso, hioglosso, condroglosso, estiloglosso e palatoglosso).
O músculo latíssimo do dorso (ou grande dorsal) é o músculo mais largo do corpo humano, recobrindo praticamente todos os outros músculos das costas.
Na camada superficial da região posterior do tronco, destacam-se dois grandes músculos: o Grande Dorsal e o Trapézio. Estes músculos revestem praticamente toda a região posterior do tronco.
Principais músculos do sistema muscular
Os músculos suboccipitais estão localizados abaixo do osso occipital. Estes são quatro músculos emparelhados na parte inferior do osso occipital; Os dois músculos retos (reto) e os dois músculos oblíquos (obliquus). Estes músculos são responsáveis por movimentos de extensão, inclinações e rotações da cabeça.
Os músculos da nuca possuem como característica comum a função de regular a posição e a cinemática da cabeça. ... Na criança é um dos primeiros grupamentos musculares a se desenvolver, permitindo que o infante estete sua cabeça e não se sufoque quando deitado em decúbito ventral.
Nome do osso do Pescoço O pescoço é formado por 1 osso: hioide.
Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.
Vísceras do pescoço: laringe, faringe, esôfago cervical, traquéia cervical e as glândulas tireóide e paratireóides. Vasos e nervos do pescoço. Plexo cervical e seus ramos colaterais e terminais.
O aparecimento de caroço no pescoço normalmente é sinal de inflamação de uma íngua devido a infecção, no entanto também pode ser causado por um nódulo na tireoide ou contratura no pescoço, por exemplo.
Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).