Os benefícios do pé de galinha:
O ideal de consumo diário são 2 colheres de sopa: 1 colher no almoço e outra no jantar. NOTA: Nos países orientais os pés de galinha são amplamente consumidos, principalmente pelos chineses. A longevidade dos povos destes países com alta qualidade de vida é conhecida e admirada pelos povos do Ocidente.
Benefícios do pé de galinha Os pés de galinha podem ajudar na cicatrização do seu corpo, ele aumentam, e muito, a sua imunidade. Ele também deixa os seus ossos e unhas mais fortes e chega até mesmo a melhorar a saúde das gengivas.
Na época, os negros coziam os ossos e tendões de porcos e bois e faziam uma sopa com aspecto gelatinoso, por isso, hoje, a geléia de mocotó. O alimento é rico em gordura e colesterol, só que se consumido com moderação pode ser uma rica fonte de colágeno e energia.
Água, açúcar, extrato protéico (bovino), vitaminas (C, ácido pantotênico, B6, B1, A, ácido fólico e B12), espessante agar, corante caramelo, regulador de acidez bicarbonato de sódio e aromatizantes (aroma idêntico ao natural de canela e aroma natural de cravo). NÃO CONTÉM GLÚTEN – AROMATIZADA ARTIFICIALMENTE.
“A geleia de mocotó industrializada vendida em mercados e empórios é feita a partir de ossos, peles e tendões de bois e porcos que são triturados e tratados com produtos químicos. Essa mistura é fervida para liberar o colágeno, para dar origem à gelatina.
Coloque o mocotó para cozinhar numa panela de pressão com água cobrindo 2 dedos do todo conteúdo, durante mais ou menos 50 minutos. Depois de cozido, coe o líquido numa vasilha de vidro ou plástico, deixe esfriar e leve para geladeira por 24 horas. Pode-se servir o mocotó como salada.
A geleia é o produto obtido da combinação de suco de frutas com açúcar, que depois de cozido e frio tem consistência branda, compacta e trêmula. As geleias, além de nos fornecerem vitaminas e sais minerais inerentes às frutas que foram usadas na sua preparação, são rica fonte de energia.
99 calorias
Deixei as casquinhas na gelatina para enfeitar, mas na hora de comer, é só lamber e dispensar. Enfeitei com laranja pera, lima-da-pérsia, tangerina e limão siciliano. Quase terminando o assunto mocotó, só mais algumas coisinhas.
MOCOTÓ COMO COMPRAR? COMO LIMPAR?
Lavar bem o mocotó já cortado. Colocar o mocotó na pressão com 2 litros água, louro e deixar 40 minutos. Enquanto isso corte todos os legumes, tomates, linguiças, costelinhas, bacon, salsa, enfim, todos os outros temperos bem pequenos. Com o mocotó já solto dos ossos, corte os em pedacinhos bem pequenos e reserve.
Lave bem o mocotó, com água e vinagre. Coloque-o em uma panela de pressão, com água cobrindo totalmente o mocotó. Coloque as 3 colheres de sal e a folha de louro. Deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo.
O caldo de mocotó é nutritivo e saudável. Ao beber um copo, você se sente saciada como se tivesse consumido uma refeição completa e (o melhor!) — cada porção de 50 a 60 calorias. Como resultado, aqueles desejos por doce ou por junk food praticamente desaparecem, por mais que você esteja em uma dieta restrita.
Existem 129 calorias em Mocotó (100 g).
Para fazer mocotó é preciso ter pata de boi, tripa grossa, mondongo, tomate, cheiro verde, feijão branco, linguiça fina, cebola, manjerona, pimenta verde, ovo cozido e azeitona. O boi, o mondongo e a tripa grossa precisam ser bem limpos e postos em água, na véspera.
Um ingrediente muito consumido em várias regiões do país, o Mocotó Friboi é o nome dado às patas do boi. É muito utilizado em caldos, principalmente no inverno.
Para retirar a camada de gordura que fica por cima do caldo de mocotó, coloque um saco plástico cheio de gelo dentro da panela em que cozinhou o caldo. A gordura vai se solidificar e aderir ao saco plástico. Então, é só tirar o plástico com a gordura junto.
Alimentos cozidos, a vapor, assados ou grelhados. Alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados. Legumes, verduras e frutas em geral. Preparações calóricas (sarapatel, feijoada, mocotó, dobradinha, acarajé).
Alimentos com grande quantidade de purinas
Como já citado acima, alimentos ricos em purinas incluem alguns tipos de carne, frutos do mar e legumes. Todos esses alimentos liberam ácido úrico quando são digeridos. Então, a dica é evite ou reduza a ingestão de alimentos como: carnes de boi, porco, peru, vitela, carneiro.
O consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia parece reduzir os riscos de gota, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Arthritis & Rheumatism. A gota é uma doença que afeta as articulações causada pelo acúmulo de ácido úrico.