Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
Conheça a seguir cinco atividades para o Ensino Fundamental I, que podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na quarentena:
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
É uma ferramenta de ensino com foco na evolução emocional das crianças. Ela é pautada em estímulos para que cada um saiba lidar com os sentimentos próprios e alheios. Dessa forma, as crianças terão um maior controle sobre suas emoções e, por consequência, saberão solucionar problemas.
Saúde mental de professores em período de aulas remotas
7 dicas de saúde mental que fazem total diferença na vida e no trabalho
Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores. As rápidas mudanças, alto nível de cobranças, frustrações diárias e dificuldades técnicas durante o ensino remoto comprometem o psicológico dos educadores brasileiros.
4 dicas para tornar o ensino remoto mais produtivo
Conheça a seguir quais são as cinco competências socioemocionais consideradas essenciais para momentos de crise e o que você pode propor aos seus estudantes para praticarem:
substantivo feminino Avaliação que alguém faz sobre si mesmo; avaliação realizada pelo indivíduo que está sendo avaliado sobre si mesmo.