O quiabo-de-metro, quando verde, pode ser consumido cortado, em refogados, ensopados e vários tipos de receitas, assim como a abobrinha, o pepino e outras cucurbitáceas. Porém, o quiabo-de-metro não tem relação alguma com o quiabo tradicional, que é da família botânica das malváceas e é muito conhecido.
Globo Rural | Quiabo-de-metro é planta pouco conhecida e os frutos são comentíveis | Globoplay.
O cultivo de quiabo em canteiros exige espaçamento de 30cm a 40cm entre plantas e 1,2m entre linhas, isso porque o quiabeiro cresce de forma expansiva. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem, dando preferência para estruturas arenosas ou argilosas, com pH variando entre 6 e 6,5.
Modo de Preparo
No Brasil, o tipo mais produzido e consumido é o cilíndrico verde e a principal cultivar é o Quiabo Santa Cruz 47. Do mesmo grupo também se destaca o Quiabo Amarelinho. Os dois são destinados ao mercado interno.
Em regiões quentes e com inverno ameno, é possível plantar o ano todo. Nos Estados do sul do Brasil, o plantio vai bem nos meses de primavera e verão. PLANTIO Deve ser em local onde o solo é profundo, permeável, rico em matéria orgânica ou com boa fertilidade.
lua crescente
Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .
Há alguns fatores que podem prejudicar a floração do quiabeiro, como a ocorrência de extremos de temperatura que, também, prejudicam o pegamento dos frutos. ... É importante verificar a nutrição do quiabeiro, pois uma adubação desequilibrada, sobretudo se faltar micronutrientes, pode impedir o surgimento de frutos.
– Todos os meses, aplique Fertigarden ou adubos orgânicos para nutri a planta. – A colheita pode ser iniciada cerca de 110 dias após os semeio!