O Cloridrato de Tramadol é indicado para tratamento da dor de intensidade moderada a grave.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
Placa miorrelaxante para bruxismo ainda é a base da terapia. A abordagem terapêutica mais eficiente no tratamento do bruxismo continua sendo o uso diário da placa miorrelaxante.
O bruxismo não tem cura e o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, que geralmente consiste no uso de uma placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes e evita problemas nas articulações temporomandibulares.
Remédios caseiros para o bruxismo: saiba como melhorar sem sair de casa!
O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool.
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.
Quais são as causas do bruxismo?
Saúde mental. Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.
Mas o que é bruxismo? “É um transtorno em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono (bruxismo noturno) ou acordado em situações de estresse (bruxismo em vigília) ”, explicou a Flávia Oliveira, analista técnica da coordenação-Geral de Saúde Bucal.
Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
O profissional mais capacitado para o tratamento/controle do bruxismo é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF). Hoje em dia, é sabido que a ortodontia não trata o bruxismo, e que a oclusão nada tem a ver com o bruxismo, como acreditou-se por muitos anos.
Por exemplo:
O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Como descobrir se tenho bruxismo? Quem range os dentes à noite não costuma perceber que tem esse hábito. É comum o parceiro ouvir o barulho durante o sono e alertar que existe algo errado. Mas se você desconfia que está rangendo os dentes à noite, com um pouco de atenção, é possível notar os sinais do bruxismo.
Como evitar o ranger dos dentes sem usar placa protetora bucal
Há uma série de razões possíveis para o ranger dos dentes, mas acredita-se que uma das causas principais seja o estresse e a ansiedade. Essa pode ser a razão de adultos jovens e pessoas de meia idade serem afetados de modo mais grave. A apneia obstrutiva do sono pode ser outra causa do bruxismo.
O bruxismo é o nome que se dá para o ato de apertar os dentes, morder com força, de forma inconsciente ou dormindo. É mais comum durante o sono. Essa pressão sob os dentes é ruim porque além de causar dores na face e pescoço, pode prejudicar os dentes e causar problemas nos ossos e articulações, como ATM.
Bruxismo x briquismo O bruxismo noturno é um distúrbio do sono que tem como característica o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Já o briquismo nada mais é que o mesmo problema, só que enquanto a pessoa está acordada. Pode ser chamado também de bruxismo em vigília ou apertamento desperto.
E o perfil psicológico é um grande responsável pelo hábito. Muitas crianças ansiosas ou que sofreram uma alta carga emocional desenvolveram um distúrbio que se chama bruxismo. Ou seja, elas passaram a ranger os dentes enquanto dormem.