Também conhecidas como acidentais, eventuais ou aparentes, as chamadas proparoxítonas ocasionais são palavras acentuadas que, tradicionalmente, são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo crescente (-ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo, -ea, -eo, -oa). Tomemos como exemplo o vocábulo série.
As paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser classificadas como proparoxítonas acidentais, sem que haja mudança na acentuação. Ex.: vi-tó-ria (paroxítona) / vi-tó-ri-a (proparoxítona).
Tanto a palavra "indivíduo" quanto a palavra "indivíduos" são paroxítonas. Elas são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Uma palavra é proparoxítona quando sua sílaba tônica é a antepenúltima.
A palavra “turístico” é acentuada por ser proparoxítona, mesmo motivo das palavras “elétricas”, “pública”, “Econômico”.
Resposta. De acordo com as regras de acentuação as palavras paroxítona com ditongos abertos oi e ei, não devem ser acentuadas. As palavras que se enquadram na regra em que paroxítonas terminadas em ditongo oral seguidos ou não de s, são acentuadas na vogal da sílaba tônica, são: ágeis, imundície, lírio.