Estacas escavadas ou barretes são estacas executadas de forma circular ou retangular, moldadas in loco e executada com concretagem submersa.
A Estaca Raiz é uma estaca argamassada "in loco" e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo.
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Sapata associada É a mais usada quando se deseja transmitir as ações de dois ou mais pilares. Também é empregada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas isoladas é pequena. Neste caso, as bases das sapatas poderiam ficar sobrepostas ou influenciar na outra estruturalmente.
Como fazer a fundação para construção de casas