Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.
Pulsão (em língua alemã, Trieb; em língua inglesa, drive) designa, em psicanálise, um impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo. ... O conceito de pulsão foi utilizado por diferentes teorias da motivação, sendo as mais importantes a de Sigmund Freud e a de Clark L.
A angústia é o afeto (Affekt) por excelência na clínica psicanalítica. De acordo com Freud, é a matriz de todos os afetos e o sinal (Angstbereishaft) que apela para o recalque. Para Lacan, é o único afeto que não engana: é o sinal da divisão do sujeito entre o gozo e o desejo.
O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.
O sintoma é, assim, definido como “o significante de um significado recalcado da consciência do sujeito” (Lacan, 1953/1998, p. 282), um sem-sentido, uma opacidade no discurso do sujeito, por representar alguma irrupção de verdade.
O que não vira palavra, vira sintoma! Passar por momentos difíceis não é algo agradável, temos a tendência natural de fugir desse sentimentos e por consequência não aprendemos a lidar com eles. O Ser humano trabalha através do simbólico ou da transferência para o corpo.
- com relação à angústia, o sintoma resulta de um processo de defesa contra a angústia, por obra do recalcamento; a inibição surge como um anteparo contra a angústia, como medida de precaução, por meio de uma renúncia (Verzicht).
Freud afirma claramente que a inibição é “expressão de uma restrição de uma função do eu” (1926, p. 109), ou seja, uma verdadeira renúncia à função. O eu, assim, renuncia às suas funções (sexual, nutrição, locomoção, inibição ao trabalho) como uma tentativa de evitar um conflito com o isso ou com o supereu.
A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza.
Frases de Freud
Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.
Para Freud, o termo 'amor' é reservado para o movimento do eu na direção do objeto para além da relação de puro prazer. Ou seja, ainda que portando a marca do pulsional (sexual), o amor a ultrapassa. ... Na obra freudiana, o amor é, a princípio, situado do lado da pulsão sexual, enraizando-se no narcisismo primário.
“O pensamento é o ensaio da ação” Aos mais analíticos, é uma forma de prever acontecimentos e evitar qualquer erro.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea.
23 de setembro de 1939
Resposta. Sigmund Freud (1856-1939) foi um psiquiatra austríaco que fundou a ciência da psicanálise. Freud desenvolveu técnicas psicanalíticas como a interpretação de sonhos e a livre associação, em que o paciente é induzido a falar sobre tudo que lhe vem à mente.
Resposta: Sigmund Freud foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. ... Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar, ao conceito de inconsciente, um status científico (não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia).
Sigmund Freud é uma das figuras históricas mais marcantes do século XX. É considerado o pai da psicanálise - método de investigação e clínica, Michel de Montaigne foi um filósofo, escritor e humanista francês. ... Rousseau foi o filósofo iluminista do século XVll.
83 anos (1856–1939)
A psicanálise surgiu em 1890 através do médico SIGMUND FREUD que centrou seus trabalhos nos pacientes com sintomas neuróticos e/ou histéricos. ... A originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud se deu devido a proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes.
Freud inicia sua caminhada pela psicologia a partir da descoberta da hipnose, juntamente com Dr Breuer, visando a cura de pacientes histéricas, inicialmente achava-se que apenas mulheres sofriam deste mal, porém mais tarde descobre-se que homens também manifestam a doença.
A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha. ... Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no início da década de 1880.