O contrato de mútuo é um dos instrumentos contratuais tipificados no nosso código civil e é amplamente utilizado no Direito brasileiro. Ele consiste em uma relação de empréstimo entre dois particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
Quando o empréstimo de dinheiro é feito por uma instituição financeira, certamente, será na modalidade de mútuo oneroso, o qual implica na cobrança de juros (remuneração devida pela utilização de capital alheio) e também na exigência de garantia (real ou fidejussória) da devolução desse dinheiro, o que por sua vez ...
O contrato de mútuo será registrado como um passivo exigível na mutuária e como um ativo realizável na mutuante. Os encargos financeiros praticados nos contratos de mútuo devem ser reconhecidos como despesa financeira na mutuária e como receita financeira na mutuante, observando-se o regime de competência.
Resposta de Daniel Nogueira, especialista em IRPF da Crowe Horwath: Quem concedeu empréstimos deverá informar em sua ficha de “Bens e Direitos” todos os dados referentes a operação de mutuo assim como quem recebeu o empréstimo deverá informar os dados em ficha específica de “Dívidas e Ônus Reais”.
Partes relacionadas, são as pessoas físicas ou jurídicas que tem relação com a empresa. ... Partes não relacionadas, para ser bem sincero, nunca ouvi falar neste termo, mas pela nomenclatura devem ser algum outro tipo de mútuo com pessoas (físicas ou jurídicas) que não tenham relações com a empresa.
verbo bitransitivo Transportar algo ou alguém para um porto: o comandante aportou os refugiados em Londres. verbo transitivo indireto [Por Extensão] Chegar a certo local: aportou naquela floresta.
Significado de Apostes Apostes vem do verbo apostar. O mesmo que: prepares, aprestes, aparelhes, jogues, pleiteies, rivalizes.
Significado de Ancorar verbo transitivo e intransitivo Fundear, lançar âncora. [Figurado] Fixar, firmar: ancorar as ideias em sólida argumentação.