As fontanelas normalmente devem estar firmes e ligeiramente côncavas ao tato. Antes de a criança completar dois anos, as fontanelas se fecham porque os ossos se aproximam e o espaço intermediário se torna ósseo. A fontanela anterior se fecha por volta de nove a 12 meses e a posterior fecha-se entre dois e três meses.
O fechamento da fontanela ocorre em média no segundo semestre de vida, mas variações deste processo não indicam que há alguma coisa errada. Nos limites, a fontanela pode estar aberta até o segundo ano de vida ou pode mesmo já estar fechada ao nascimento, sem que isso represente um problema de saúde para a criança.
A cranioestenose (ou craniossinostose) consiste na alteração do formato da cabeça das crianças devido à fusão precoce de uma ou mais suturas do crânio.
A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.
No que respeita ao peso, o RN que nasce com peso abaixo de 1.
A forma mais simples de testar o reflexo de Moro consiste em segurar o bebê com as duas mãos, colocando uma mão nas costas e outra apoiando o pescoço e a cabeça.
O reflexo de Moro deve desaparecer após 5 meses de vida.
então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .
São reflexos primitivos encontrados no recém-nascido que habitualmente devem ser avaliados, EXCETO: A. Cutâneo-plantar: estímulo contínuo da planta do pé, do calcanhar até os artelhos (dedos) e o que se observa é a extensão dos dedos.
Como é chamado o grupo de reflexos controlado pela medula e pelo mesencéfalo que já se desenvolvem na vida uterina e que estão próximos a ser totalmente desenvolvidos ao nascimento. ... e) Reflexos posturais. RESPOSTA : B.